Meio Bit » Arquivo » Internet » Abra qualquer PPT ou PDF no Leitor do Google Docs

Abra qualquer PPT ou PDF no Leitor do Google Docs

14 anos atrás

Você pode odiá-los, mas não há como fugir dos arquivos nos formatos *.pdf e *.ppt, os famosos documentos e apresentações de slides, respectivamente. Sejam os documentos da empresa, sejam os anexos de mensagens inspiradoras enviadas pela tia Maricota, é raro encontrar alguém que não se depare com esses dois tipos de arquivos quase que diariamente.

Para exibi-los, a maioria usa o Adobe Reader (*.pdf) e o Visualizador do PowerPoint 2007 (*.ppt). Ambos funcionam muito bem para o que se propõem a fazer, são leves (acredite, o Adobe Reader 9 é bem leve), e… enfim, são simples, sem nada demais. Porém, como hoje praticamente tudo que recebemos vem da Internet, e a proporção de trabalhos simples, que não exigem visualizadores como esses dois, que preservam com toda a fidelidade o visual dos arquivos originais, seria muito bom um visualizador embutido no navegador. Algo, por exemplo, como o visualizador que o Google oferece para anexos do Gmail e Google Docs.

Alguém, num momento iluminado, deu atenção a essa necessidade, e criou a solução para esse problema. O script PDF/PPT/TIFF viewer with Google Docs faz justamente isso: aponta quaisquer arquivos dessas três extensões abertos no navegador para o visualizador do Google.

google-docs-viewer-10192009

O script funciona via Greasemonkey (no Firefox), nas versões dev do Chrome, Opera e Internet Explorer (via IE7Pro). Estando num desses navegadores, basta acessar a página do script, clicar no botão Install, e aceitar a instalação.

O funcionamento dele é bem simples. O que o script faz, na real, é redirecionar automaticamente URLs que terminem numa das três extensões suportadas para o visualizador do Google. Ao clicar nessa URL, aliás, você verá que dá para ter o mesmo resultado do script, basta inserir a URL e pronto. Em último caso, o que o script faz é automatizar esse procedimento.

Não é o tipo de coisa que mudará sua vida, mas certamente agiliza as coisas no dia-a-dia. Menos um programa para abrir, mais rapidez para analisar, ler e/ou descartar esses arquivos. O Greasemonkey possui uma infinidade de scripts simples e úteis como esse. Basta saber procurar.

Fonte: Lifehacker.

relacionados


Comentários