Meio Bit » Arquivo » Hardware » Review — Samsung Style 2 em 1: um notebook híbrido “na média”

Review — Samsung Style 2 em 1: um notebook híbrido “na média”

Confira nosso review do Samsung Style 2 em 1, um notebook híbrido com um belo display touch e características medianas voltado para o consumidor padrão.

7 anos atrás

Embora o destaque da linha 2017 de notebooks da Samsung para o Brasil fosse inegavelmente o Odyssey, havia uma série de alternativas para o consumidor mais comedido e principalmente para quem gosta de híbridos. Um deles é o Samsung Style 2 em 1, com uma tela Full HD de 13 polegadas é uma opção interessante para quem não quer gastar.

Eu o testei por duas semanas e estas são as minhas impressões.


Design

O Samsung Style 2 em 1 possui versões com processadores Core i3 e i5 Kaby Lake. A versão testada foi a seguinte:

  • processador Intel Core i5–7200U, dual core com clock de 2,5 GHz;
  • GPU Intel HD Graphics 620;
  • 4 GB de RAM DDR4 a 2.133 MHz;
  • HD de 500 GB a 5.400 RPM;
  • display touchscreen de 13,3 polegadas com resolução de 1920×1080 pixels (164 ppi);
  • câmera VGA;
  • Wi-Fi 802.11ac, Bluetooth 4.1, saída HDMI, entrada para fone de ouvido, uma porta USB-A 3.0, duas USB-A 2.0, uma USB-C e leitor de cartões microSD;
  • bateria de 45 Wh;
  • dimensões: 324 x 228 x 20 mm;
  • peso: 1,78 kg.
  • Windows 10 Home 64 bits.

A aparência do Style 2 em 1 não enche os olhos, mas ele cumpre o que promete: ser um dispositivo prático para o dia a dia. com 2 cm de altura quando fechado e apenas 1,8 kg é bem portátil e leve, não incomodando na mochila. O corpo é um amálgama de plástico na carcaça e metal na dobradiça que exibe o curioso “Samsung 7 Spin”, que é seu nome no mercado externo.

O acabamento sóbrio foi dado para passar a ideia de um produto que agrade a todos e ele conta com uma série de conexões. Além do Wi-Fi e Bluetooth 4.1 ele conta com duas portas USB 2.0, uma 3.0 e uma USB-C, além de um leitor de cartões, saída HDMI e entrada P2 para fone de ouvido.

Como a ideia é manter a portabilidade ele não possui porta Ethernet, uma conexão presente hoje em dia apenas em notebooks gamers por razões óbvias.

O display do Style, com 13,3 polegadas responde bem a toques, possui um nível de brilho muito bom para a categoria e para alegria geral, não conta com a inferior resolução de 1366 x 768 pixels: os fabricantes estão entendendo finalmente que Full HD é o mínimo aceitável e estão dando preferência a ela mesmo em modelos de notebooks mais acessíveis, o que é bom para todo mundo.

O teclado ABNT2 retro iluminado do híbrido é confortável e vem com um recurso muito bom: ele possui um sensor de luminosidade ativo que acende as luzes quando você está em um ambiente com pouca luz, o que é excelente para algumas ocasiões críticas. O trackpad é bem preciso, grande e dá suporte a uma série de gestos dependendo do software utilizado, o que para alguns usuários poderá até mesmo substituir completamente o mouse.

Performance e autonomia

O desempenho geral do Samsung Style 2 em 1 é, parafraseando Immortan Joe “medíocre”. No entanto o uso da palavra aqui é literal, visto que o híbrido é absolutamente mediano. Por contar com um disco rígido ele frequentemente engasga nas tarefas mesmo básicas, como abrir um app Modern ou até mesmo trocar de modo notebook para tablet. Tudo bem que o custo de um SSD é sensivelmente maior mas é da Samsung que estamos falando, uma das maiores investidoras na expansão do mercado de memórias Flash e sinceramente, deveria ter se esforçado mais aqui.

A quantidade de RAM, apenas 4 GB também é muito baixa. Em situações mais pesadas o Style simplesmente pede água e rodar um comilão de memória notório como o Google Chrome não é das decisões mais inteligentes. Por sorte o processador Core i5 Kaby Lake segura as pontas, mas sozinho ele não faz milagre.

 

A bateria também é apenas "na média". Em uma situação de uso normal, com navegação (no Chrome) e consumo de vídeos e música ele aguentou 3,5 horas longe da tomada. Com reprodução de vídeos em Full HD ele chegou a 6 horas, e cerca de 4,5 horas rodando games menos elaborados. Nem tente rodar algo do nível de XCOM 2 ou Civilization VI, ele não foi feito para isso.

Por fim, o carregamento de bateria “semi-rápido” ofereceu uma carga de 0% a 40% em 30 minutos, mas longe da tal propaganda de "duas horas com meia hora de carga". O carregamento total da bateria, partindo do zero levou duas horas.

Conclusão

O Samsung Style 2 em 1 é um dispositivo absolutamente mediano. Ele dá conta das principais tarefas do dia a dia e agrada quem gosta de utilizar o Windows 10 em modo tablet, por não ser tão pesado. O display de 13" possui um nível de brilho muito bom e o fato de ser Full HD é um excelente ponto positivo, principalmente para quem não aguenta mais o famigerado 1366 x 768 pixels.

O desempenho no entanto não é nada espetacular. O fato dele vir com um HD e não um SSD prejudica bastante a performance e os 4 GB de RAM do modelo testado (há um opção com 8 GB) é uma mixórdia, o que faz com que ele peça água ao realizar tarefas mais pesadas e engasgue mesmo nas cotidianas, portanto cuidado ao utilizar o Google Chrome.

Este híbrido é um concorrente direto do Inspiron 13 5000 da Dell, que possui melhor design e performance porém o Style possui uma vantagem: hoje este modelo testado já pode ser encontrado por um preço consideravelmente atraente de até R$ 2,8 mil, contra uma média de R$ 4 mil do rival. Para quem está com o orçamento apertado e só quer um notebook híbrido que o atenda em tarefas simples ele é uma boa opção, sendo um dispositivo bem interessante para estudantes.

Só não esperem por algo que permita trabalhar, navegar, jogar e fazer tudo ao mesmo tempo agora. O Samsung Style 2 em 1 é um notebook absolutamente mediano, voltado para quem deseja portabilidade, conforto e praticidade por um valor acessível.

Agradecimentos à Samsung Brasil por gentilmente nos ceder o produto para testes.

relacionados


Comentários