Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Casal de policiais indianos é demitido por falsificar fotos de escalada no Everest

Casal de policiais indianos é demitido por falsificar fotos de escalada no Everest

Escalar o Monte Everest até o topo pode garantir fama e dinheiro, a não ser que você tenha falsificado a escalada com ajuda do Photoshop.

6 anos e meio atrás

Essa é uma história deliciosa por conta da ingenuidade das criaturas que a perpetraram. Escalar o monte Everest é um dos grandes ideais de quem gosta de esportes de aventura. Eu, do alto de minha vida sedentária, já fico cansado só de pensar. Em 2016, o casal indiano Dinesh e Tarakeshwari Rathod ficaram famosos em sua cidade (e país) por alegadamente ser o primeiro casal indiano a chegar ao topo do Monte Everest. Imagino que o senso de realização ao efetuar tal ato deve ser algo para levar por toda a vida.

Porém, em setembro de 2016 a coisa toda virou um pesadelo para o casal. Foi descoberto que a tal escalada foi, na verdade, um grande engodo. O casal nunca chegou ao topo da montanha e, para provar o ato, fez falsificações no Photoshop. As fotos em que os dois aparecem no topo da montanha foram forjadas via software e compartilhadas na internet. Porém, e aqui fica a ingenuidade e amadorismo da dupla, eles utilizaram fotos reais de alpinistas que chegaram ao topo para fazer suas montagens. A parte a ingenuidade é pensar que os donos das fotos originais não notariam a presepada do casal (internet sem fronteiras). Vejam abaixo a foto original e logo depois a montagem.

montagem_photoshop-634x791

Um dos alpinistas, que realmente subiu o Everest e teve as fotos roubadas, foi Satyarup Siddhanta, de 33 anos. Quando descobriu o roubo e a modificação das imagens ele fez o seguinte desabafo no Facebook.

Fora a marmotagem de utilizar a foto dos outros e pensar que ninguém descobriria, eles também cometeram o erro de aparecer com diferentes roupas de alpinismo na sequência de imagens. Ninguém da uma paradinha para trocar de roupa no topo do Monte Everest. Mas, qual o motivo que leva alguém a fazer esse tipo de falsificação? Subir o Everest até o topo não é uma tarefa fácil e, geralmente, quem consegue adquire muita fama. Pode aparecer em programas de TV, receber patrocínios, fazer propagandas, vender livros e DVDs, etec. Porém dessa vez a coisa não deu certo e as consequências chegaram para o casal.

Como no Nepal o Monte Everest é coisa séria, depois que um inquérito comprovou a falsidade das fotos, o casal recebeu uma proibição de 10 anos para a prática do alpinismo no país. Porém, a cereja do bolo aconteceu essa semana. Os Rathod trabalhavam como policiais no departamento de Maharashtra. Os dois foram demitidos por compartilharem informações enganosas. O chefe de polícia não soube informar se eles vão enfrentar acusações criminais.

Estão vendo crianças, o crime não compensa.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários