Rodrigo Ghedin 13 anos e meio atrás
Há quase dois meses, o Twitter implementou uma nova e moderna página inicial. Muito bonita e funcional, especialmente se comparada ao restante do site, que permaneceu com o visual antigo. Era questão de tempo para que as mudanças fossem estendidas para o resto do serviço.
A mudança começou tímida, primeiramente pela página de seguidores, com novos controles para quem te segue, num menu drop’n down bem característico. Nos últimos dias, porém, culminando ontem, a transição visual foi finalizada.
Muita coisa mudou, e para melhor. Com a adição de quatro novos temas, o antigo verde água padrão perdeu seu posto, agora ocupado pelo tema das nuvens (exemplo), cujas cores batem com as da página inicial.
Ainda nessa página, a inicial de usuários logados, mudanças sutis ajudam a fortalecer a uniformidade do Twitter. Alguns indicadores, como a quantidade de seguidos, seguidores e tweets, e o contador de caracteres restantes, antes exibidos numa fonte diferente (serifada) do restante da página, foram modificados, ficando em consonância com os demais escritos. Não sei se é recente, mas agora o bloco de quem seguimos, imediatamente abaixo dos trending topics, é mostrado em ordem de adição; os últimos adicionados aparecem nas primeiras posições. Antes, a ordem era determinada pela quantidade de seguidores; quem tivesse mais, aparecia no início da lista.
Falando em trending topics, alguns agora trazem explicações. O já famoso Follow Friday, uma brincadeira na qual você indica, na sexta-feira, alguns contatos legais de serem seguidos para os seus seguidores, apresenta essa explicação em sua página. Ótimo para situar novatos, e mesmo veteranos meio perdidos, sobre o que está rolando no momento.
As páginas de seguidos agora também ostentam os menus drop’n down anteriormente já presentes nas de seguidores, bem como as de perfis que não têm relação alguma contigo:
E por fim, mas não menos importante, o novo avatar padrão. Sai o zóião, entra o passarinho com fundo aleatório. Problema: o novo avatar, devido, segundo o Twitter, a um bug no sistema, sobrepôs o avatar personalizado de muita gente. Em alguns casos, o background (imagem de fundo das páginas) também foi trocado para o novo padrão, das nuvens. Muita reclamação, mas, dos males, o menor. Queria ver se o problema diminuisse a quantidade de seguidores. O que teria de gente dando pití por conta disso… 😀 .
As mudanças são bem-vindas, e embora fiquem restritas à parte visual da aplicação web, um local de onde poucos “twitam”, dá um gás no serviço, e ajudam a estabelecer uma identidade visual mais resolvida ao Twitter. O futuro do microblog, o que virá em atualizações futuras, essas coisas sim farão a diferença para todos usuários. Sistema nativo de retweets e geolocalização, só para citar algumas.
Inútil, perda de tempo, útil, a melhor coisa dos últimos tempos da última semana. Para o bem ou para o mal, o Twitter veio para ficar. Alguém duvida?