Meio Bit » Arquivo » Internet » Twitter estende mudanças visuais para todo o site

Twitter estende mudanças visuais para todo o site

14 anos e meio atrás

Há quase dois meses, o Twitter implementou uma nova e moderna página inicial. Muito bonita e funcional, especialmente se comparada ao restante do site, que permaneceu com o visual antigo. Era questão de tempo para que as mudanças fossem estendidas para o resto do serviço.

A mudança começou tímida, primeiramente pela página de seguidores, com novos controles para quem te segue, num menu drop’n down bem característico. Nos últimos dias, porém, culminando ontem, a transição visual foi finalizada.

Muita coisa mudou, e para melhor. Com a adição de quatro novos temas, o antigo verde água padrão perdeu seu posto, agora ocupado pelo tema das nuvens (exemplo), cujas cores batem com as da página inicial.

Twitter Home - Google Chrome

Ainda nessa página, a inicial de usuários logados, mudanças sutis ajudam a fortalecer a uniformidade do Twitter. Alguns indicadores, como a quantidade de seguidos, seguidores e tweets, e o contador de caracteres restantes, antes exibidos numa fonte diferente (serifada) do restante da página, foram modificados, ficando em consonância com os demais escritos. Não sei se é recente, mas agora o bloco de quem seguimos, imediatamente abaixo dos trending topics, é mostrado em ordem de adição; os últimos adicionados aparecem nas primeiras posições. Antes, a ordem era determinada pela quantidade de seguidores; quem tivesse mais, aparecia no início da lista.

Falando em trending topics, alguns agora trazem explicações. O já famoso Follow Friday, uma brincadeira na qual você indica, na sexta-feira, alguns contatos legais de serem seguidos para os seus seguidores, apresenta essa explicação em sua página. Ótimo para situar novatos, e mesmo veteranos meio perdidos, sobre o que está rolando no momento.

follow-friday

As páginas de seguidos agora também ostentam os menus drop’n down anteriormente já presentes nas de seguidores, bem como as de perfis que não têm relação alguma contigo:

ashton kutcher (aplusk) on Twitter - Google Chrome

E por fim, mas não menos importante, o novo avatar padrão. Sai o zóião, entra o passarinho com fundo aleatório. Problema: o novo avatar, devido, segundo o Twitter, a um bug no sistema, sobrepôs o avatar personalizado de muita gente. Em alguns casos, o background novo-avatar (imagem de fundo das páginas) também foi trocado para o novo padrão, das nuvens. Muita reclamação, mas, dos males, o menor. Queria ver se o problema diminuisse a quantidade de seguidores. O que teria de gente dando pití por conta disso… 😀 .

As mudanças são bem-vindas, e embora fiquem restritas à parte visual da aplicação web, um local de onde poucos “twitam”, dá um gás no serviço, e ajudam a estabelecer uma identidade visual mais resolvida ao Twitter. O futuro do microblog, o que virá em atualizações futuras, essas coisas sim farão a diferença para todos usuários. Sistema nativo de retweets e geolocalização, só para citar algumas.

Inútil, perda de tempo, útil, a melhor coisa dos últimos tempos da última semana. Para o bem ou para o mal, o Twitter veio para ficar. Alguém duvida?

relacionados


Comentários