Ronaldo Gogoni 6 anos atrás
Hoje o WhatsApp permite compartilhar uma série de coisas, mas arquivos propriamente ditos ele se limita a enviar e receber fotos e vídeos (comprimidos), arquivos do Word, planilhas, apresentações e documentos em PDF. Sempre tem aquela pessoa que deseja enviar outro tipo de pacote e não está interessado em utilizar serviços na nuvem e pensando nisso, o app está testando o recurso de compartilhamento de qualquer tipo de arquivo.
A meta do Facebook é obviamente manter o interesse das pessoas no WhatsApp, que em muitos lugares está perdendo terreno para Telegram, Line e outras soluções concorrentes (embora seja líder no segmento no Brasil). A novidade está sendo liberada aos poucos e segundo o site WABetaInfo, os usuários poderão compartilhar praticamente qualquer formato com seus contatos.
Qualquer tipo mesmo, até arquivos .apk podem ser enviados pela versão do Android.
https://twitter.com/izabith/status/877923559611301892
Um dos benefícios relativos à essa atualização é que a partir de agora os usuários poderão enviar vídeos e fotos sem que o WhatsApp os comprima, de modo a manter a qualidade dos arquivos. No entanto o recurso não é tão generoso assim, ele limita o tamanho dos envios a 128 MB por arquivo no iOS e 100 MB no Android (ou 64 MB através do WhatsApp Web). Pode até parecer pouco, mas é algo bem melhor do que as opções disponíveis até o momento. Para arquivos
Nesse quesito o Telegram humilha: com sua proposta de funcionar em qualquer plataforma e não ficar permanentemente atrelado ao smartphone, como acontece com o WhatsApp o app permite o compartilhamento de arquivos com até 1,5 GB, bem como nunca criou caso com formatos diferente do concorrente (você pode até mesmo enviar arquivos comprimidos e ISOs). O Facebook não pretende tornar seu mensageiro instantâneo uma solução multiplataforma, mas é fato que o WhatsApp precisava de uma mãozinha nesse sentido.
Por outro lado, tal liberdade tem o potencial de aumentar e muito os golpes realizados na plataforma e não só os usuários como os desenvolvedores (e autoridades, que já não andam muito felizes com a criptografia do app) deverão redobrar a atenção ao que anda sendo compartilhado nas mensagens.
Por enquanto apenas alguns poucos usuários em regiões aleatórias têm acesso ao recurso, e nem o Facebook ou o WhatsApp divulgaram quando ela será liberada para todos.
Fonte: The Next Web.