Ronaldo Gogoni 6 anos atrás
O Snapchat está em apuros, perdendo usuários para o Instagram que copiou seus recursos na cara dura e por causa disso, hoje movimenta mais interações em suas Histórias do que o concorrente. Só que a Snap Inc. não está disposta a desistir, ela vem investindo em novas frentes para ou se manter lucrativa ou para injetar uma dose de novidade na rede social.
A novidade da vez é a possibilidade de criar Histórias colaborativas com outros usuários, um recurso que eu DUVIDO que o Facebook não irá copiar também.
O recurso Custom Stories, ou Histórias Compartilhadas funciona com base no seu círculo de amizades. É assim: você cria uma galeria e marca as pessoas que você querem que participem adicionando novas fotos ou vídeos. Assim, toda vez que eles criarem um novo snap terão a opção de publica-lo de forma independente ou de adiciona-lo ao álbum, que ficará disponível por 24 horas após a última contribuição incluída.
É uma ferramenta interessante para compartilhar uma viagem, um show, um evento e outras ações em grupo, entre grupos grandes e fechados como amigos próximos ou familiares.
As Histórias Compartilhadas também podem ser criadas entre pessoas em uma mesma localidade, que não precisam ser seus amigos mas seriam adições interessantes a um evento de grande porte e pode vir a ser uma excelente ferramenta para ações de marketing de companhias. Pense na conta de uma marca ou de uma casa de shows criando uma História Colaborativa, incentivando os presentes a capturarem os melhores momentos e envia-lo para a galeria; stunts do tipo podem atrair investimentos e patrocínio, bem como muito dinheiro.
Embora eu acredite que esta é uma excelente ideia que pode colocar os trilhos de novo, não sejamos ingênuos: é certo que neste momento Mark Zuckerberg está exigindo que o time de desenvolvedores do Facebook e Instagram (e talvez até do WhatsApp) trabalhem a todo vapor de modo a replicar a ferramenta, que não deve demorar a aparecer em seus próprios aplicativos.
Enquanto isso não acontece, as Histórias Compartilhadas do Snapchat estão sendo liberadas aos poucos para os usuários.
Fonte: Snap Inc.