Ronaldo Gogoni 6 anos atrás
Não é comum vermos fabricantes de dispositivos incluírem softwares que coletam dados dos usuários sem consentimento, mas já tivemos casos bem emblemáticos: vale lembrar a Samsung e suas TVs espiãs, a Lenovo pega no pulo carregando malwares em seus notebooks e o próprio Windows 10, que atua basicamente como um keylogger. A bola da vez envolve a HP, mas até onde se sabe a gafe pode ter sido um acidente provocado de forma não-intencional por um parceiro. Ou não.
A falha em questão envolve um driver de áudio desenvolvido pela companhia norte-americana Conexant, que fornece componentes de áudio para computadores. De acordo com a empresa de segurança ModZero, o driver de som distribuído pela parceira desde 2015 possui dois arquivos problemáticos, MicTray64.exe e MicTray.exe incluídos na pasta C:\Windows\System32 que deveriam a princípio controlar os LEDs das teclas de atalho dos notebooks da HP. Porém, uma atualização específica liberada em 2015 (a saber a 1.0.0.46) permitiu que ambos executáveis passassem a acumular a função de keyloggers, gravando absolutamente tudo o que o usuário digita.
Tudo o que os executáveis maliciosos capturam fica registrado no arquivo MicTray.log, salvo bem à vista na pasta C:\Usuários\Público. Ao que tudo indica o "bug" pode ter sido inserido por acidente pelos desenvolvedores da Conexant já que ele é imperfeito: cada reset na máquina sobrescreve o registro do arquivo. Mesmo assim, usuários mais experientes e malandros podem acessar tais máquinas de incautos desavisados, abrir o arquivo em modo texto e coletar tudo o que foi digitado em cada sessão. Há a possibilidade de que o malware tenha sido instalado intencionalmente pela Conexant sem o conhecimento da HP, mas tudo ainda está no campo das especulações.
Basicamente todos os notebooks comercializados pela HP desde 2015 estão vulneráveis, mas a fabricante está ciente e começou a liberar um patch de atualização para desativar a função de keylogger em ambos arquivos. Caso você possua uma dessas máquinas afetadas e não queira esperar, pode deletar tanto o MicTray.log quanto os executáveis, mas isso implicará no microfone deixar de funcionar.
A saber estas são as máquinas afetadas pelo bug:
Fonte: ModZero.