Ronaldo Gogoni 6 anos atrás
Não é só o Snapchat que o Facebook usa como inspiração para a criação de novos recursos: desta vez a companhia de Mark Zuckerberg introduziu uma função de criação de álbuns privados no Instagram, de uma forma bem parecida com o Pinterest.
A função de salvar postagens não é nova, através do ícone do marcador de página é possível arquivar qualquer foto ou vídeo para visualização posterior, sem ter que vasculhar a timeline ou acessar os perfis individuais. Agora, com a nova função você poderá organizar os posts em álbuns, separados por temas de acordo com a sua vontade.
A nova opção não é muito diferente da criação de catálogos que o Pinterest introduziu, este um dos apps de compartilhamento de imagens mais populares graças à sua abordagem mais específica. Ao que tudo indica, no entanto Zuck estaria interessado em fazer do Instagram um concorrente direto também dele, introduzindo uma função bastante semelhante e se apoiando nos milhões de usuários da plataforma, que não se sentiriam à vontade para usar dois apps com funções iguais.
Tal estratégia deu certo com o Stories: a ferramenta já é mais popular hoje no Instagram do que no Snapchat, com uma base instalada de 200 milhões de usuários diários compartilhando fotos, stickers e vídeos através das mensagens efêmeras. E tudo porque a Snap Inc. não aceitou a oferta de US$ 3 bilhões em 2014; Zuck é definitivamente uma pessoa rancorosa.
Por enquanto o recurso de criação de álbuns é privado: apenas você pode ver o que salvou e organizou mas conhecendo o Facebook, não deve demorar para uma opção de compartilhamento de coleções seja introduzida. Isso, claro se for mesmo a intenção da rede social em minar a popularidade do Pinterest tal como anda fazendo com o Snapchat. A novidade está disponível para iOS e Android na última versão do app, liberada nesta segunda-feira (17).
Fonte: Instagram.