Emanuel Laguna 8 anos atrás
Lá no segundo maior mercado de jogos eletrônicos do mundo, o mês de janeiro é bem fraco em número de lançamentos. Não é como aqui na barbárie onde, em teoria, deveríamos ter promoções de queima de estoque. Se bem que quem literalmente queimou estoque foi a Samsung lá na China mas o foco aqui no presente texto é games, então melhor conferirmos os números das vendas no varejo norte-americano em tal setor.
ARRECADAÇÃO DAS VENDAS DE GAMES NOS ESTADOS UNIDOS | |||
Período → | janeiro (2016) | janeiro (2017) | Diferença |
Jogos de consoles (inclui Xbox Live e PSN) | US$ 273,9 milhões | US$ 312,5 milhões | + 14% |
Jogos de PC (inclui Steam) | US$ 18,3 milhões | US$ 16,1 milhões | – 12% |
Hardware | US$ 157 milhões | US$ 127,1 milhões | – 19% |
Acessórios | US$ 187,5 milhões | US$ 155 milhões | – 17% |
TOTAL: | US$ 636,7 milhões | US$ 610,7 milhões | – 4% |
·
Não vemos números tão expressivos quanto em novembro (Black Friday) ou dezembro (Natal), embora as vendas físicas e digitais de games para os consoles tenham tido um belo crescimento anual, em relação ao período equivalente em 2016. Particularmente pensei que o grande lançamento de janeiro fosse aumentar as vendas do PlayStation VR, mas talvez tal acessório de realidade virtual não tenha gerado tanta receita assim.
A seguir, o ranking de jogos que mais faturaram entre os dias 1º a 28 de janeiro de 2017, de acordo com o NPD Group:
Ranking de arrecadação nos Estados Unidos em janeiro de 2017 (considerando não só o software avulso vendido em mídia física como também os jogos vendidos na PSN, Steam e Xbox Live)
Sem surpresa, o jogo que mais arrecadou foi o Resident Evil 7 (lançado dia 24 de janeiro), basicamente o único lançamento multiplataforma mais relevante do mês. Um outro destaque do mês foi o Kingdom Hearts HD 2.8 Final Chapter Prologue (lançado dia 12), exclusivo para o PlayStation 4. Infelizmente o outro exclusivo do PS4, Gravity Rush 2 (dia 18), não obteve vendas expressivas no ocidente.
E embora a plataforma Xbox One tenha tido seu melhor mês de janeiro, quem venceu nos EUA no 1º mês do ano foi mesmo o PS4.
Outro destaque em hardware foi o NES Classic, cuja demanda se manteve em alta nesse mês fraco e conseguiu ser o terceiro console mais vendido de janeiro nos Estados Unidos. Muito provavelmente o Nintendo Switch está roubando as atenções de potenciais compradores do 3DS. E o Wii U está em processo de desova de estoque.
Por enquanto não houve vazamento de nenhum número oficial de venda de hardware, mas se o Xbox One teve seu melhor mês de janeiro a plataforma da Microsoft pode ter vendido acima de 150 mil unidades.
VENDAS DE HARDWARE NOS ESTADOS UNIDOS | |||
Plataforma | novembro (2016) | dezembro (2016) | janeiro (2017) |
PlayStation 4 | 1.100.000 unid | 1.568.000 unid | dados indisponíveis |
Xbox One | 1.000.000 unid | 1.511.000 unid | acima de 150.000 unid |
NES Classic Edition | 196.000 unid | 223.000 unid | dados indisponíveis |
(New) Nintendo 3DS | 555.000 unid | 590.000 unid | dados indisponíveis |
Wii U | 45.000 unid | 55.000 unid | dados indisponíveis |
PS3 | dados indisponíveis | dados indisponíveis | dados indisponíveis |
·
Fontes: Games Industry, IGN US, NeoGAF e Venture Beat.
Leia também: