Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Sony Cybershot DSC-WX1 e DSC-TX1 apresentam nova tecnologia EXMOR-R

Sony Cybershot DSC-WX1 e DSC-TX1 apresentam nova tecnologia EXMOR-R

15 anos atrás

A Sony anunciou no dia de hoje algo que pode trazer uma boa evolução na qualidade das imagens produzidas por câmeras compactas. A novidade são duas câmeras fotográficas compactas equipadas com a nova tecnologia de sensores EXMOR-R. O desenvolvimento desse novo sensor foi levado a público em junho de 2008 e desde janeiro desse ano ele equipa algumas câmeras de vídeo da empresa. A tecnologia, batizada de Back Illuminated CMOS, é composta por uma nova organização dos componentes do sensor. Antes, os circuitos ficavam a frente dos foto receptores de luz, impedindo que toda a luz que passa pelo conjunto ótico fosse efetivamente aproveitada. No sensor EXMOR-R, os circuitos se encontram na parte de traz do sensor, deixando os foto receptores livres para aproveitar toda a luz. O efeito mais prático dessa reorganização é que a câmera pode dobrar sua sensibilidade à luz e diminuir consideravelmente a quantidade de ruído ao usar ISOs elevados. Pelo menos em teoria.

A expectativa criada com essa nova possibilidade de aumento da qualidade já seria o suficiente para noticiarmos esse novo lançamento, mas algumas características encontradas nas duas compactas que chegam agora para compor a família Cybershot são bem interessantes. A Cybershot WX1 possuí 10 megapixels de definição máxima e está equipada com uma lente com 4x de zoom ótico (equivalente a uma 24-120mm no formato 35mm). Porém, além de ter uma ótima lente grande angular, a câmera também possuí uma abertura máxima de diafragma de f/2.8 em wide e f/5.9 em tele, o que pode propiciar uma boa captação de luz em ambientes pouco iluminados. A lente da câmera é da série G da Sony. Lentes de padrão profissional com grande nitidez e pouca aberração cromática. Fora isso, temos o visor LCD de 2,7 polegadas, gravação de vídeo em alta definição (1280x720 pixels a 30 quadros por segundo) e o recurso de produção de fotos panorâmicas que já existe na Cybershot HX1. Vai estar disponível em outubro ao preço de US$ 350,00.

Já a Cybershot TX1 vem com a tradição do corpo compacto das câmeras da série T da Sony. Aqui temos 10 megapixels de definição máxima, zoom ótico de 4x (equivalente a uma 35-140mm no formato 35mm) e todos os comandos e recursos são acessados através do visor LCD de 3 polegadas sensível ao toque. Aqui também temos a filmagem em alta definição e o recurso de fotos panorâmicas automáticas. A câmera chega ao mercado em outubro custando US$ 380,00.

Com certeza é um lançamento de peso. Estou ansioso para ver a qualidade de imagem dessas duas câmeras.

Cybershot WX1

Fonte: Dpreview

relacionados


Comentários