Carlos Cardoso 6 anos atrás
Um efeito interessante do totalitarismo é que quem o pratica vai aos poucos perdendo contato com a realidade. A falta de costume em ouvir “não” faz com que pensem que tudo é possível, basta desejarem. A China é um bom exemplo disso.
Eles vivem uma relação esquizofrênica com Informação. Fazem lançamentos espaciais sem avisar ninguém, divulgam nos telejornais os tais lançamentos, liberam toneladas de vídeos e fotos da missão, e dias depois se recusam a responder qualquer pergunta.
Uma dessas decisões autoritárias meio surreais está sendo tomada. As autoridades navais do país estão pensando em exigir que embarcações submersíveis de outros países, caso passem por águas chinesas (e segundo o conceito deles até Copacabana deve ser água chinesa) devem navegar na superfície, ostentando sua bandeira de origem e com autorização das tais autoridades.
Sem-querer o Almirante Ping acabou de entregar que são incapazes de rastrear submarinos em suas águas.
Ou seja: querem que os barcos do Serviço Silencioso, feitos para navegar de forma furtiva e indetectáveis abram mão dessa capacidade, entregando de bandeja seu grande trunfo estratégico?
Nas imortais palavras do Comandante Marko Ramius… fritas acompanham?
Fonte: Reuters