Meio Bit » Arquivo » Games » RetroBlox, o console que rodará jogos de SNES, PS1 e muito mais

RetroBlox, o console que rodará jogos de SNES, PS1 e muito mais

Usando o conceito de sistema modular, o RetroBlox é um um videogame que promete rodar jogos de diversos sistemas antigos, do Atari ao PlayStation e com a possibilidade de outros serem disponibilizados no futuro.

7 anos atrás

retroblox

Aparelhos criados por empresas menores e que visam reproduzir jogos de antigos consoles existem aos montes, mas recentemente um que foi anunciado tem chamado a atenção por adotar a ideia de design modular. Seu nome? RetroBlox.

Usando o que seus criadores chamam de Emulação Híbrida, esse videogame está sendo feito para atender aqueles que possuem cópias físicas dos jogos, não aceitando ROMs, mas permitindo que os games presentes em cartuchos ou CDs possam ser copiados para sua memória. Assim o usuário não precisará ficar trocando de mídia quando for jogar, mas no caso de títulos como o Star Fox, que usava o famoso chip Super FX, o sistema pedirá que ele seja inserido no RetroBlox para ter uma melhor experiência.

Embora o ideia possa parecer uma porta aberta para a pirataria, os responsáveis pelo RetroBlox garantem que os jogos copiados serão criptografados e ficarão vinculados ao usuário daquele console, impedindo assim que as cópias possam ser compartilhadas entre os jogadores. Além de alegarem ser contra a pirataria, essa medida também pode ter a ver com o fato de que o videogame contará com uma loja virtual, onde os desenvolvedores poderão vender suas criações, então nada mais natural do que tentarem se proteger.

retroblox-2

Quanto aos sistemas que serão suportados, eles estarão disponíveis através de módulos, com seus preços variando de acordo com a complexidade tanto do software quanto do hardware utilziado.  A promessa é de que outros sejam disponibilizados com o passar do tempo, mas os sistemas cuja compatibilidade está garantida para o lançamento são os seguintes:

  • NES
  • SNES / SFC (Super Game Boy funcionará tranquilamente para jogos, mas não será possível fazer cópias dos jogos de GB para o RetroBlox)
  • Genesis / Mega Drive (Japonês) / Mega Drive (Europeu) / 32x / Suporte a Master System através do Power Base Converter
  • Atari 2600 (7800 ainda não está confirmado)
  • PC-Engine / TurboGrafx-16 / SuperGrafx
  • PSX (PSOne) — Todas as regiões
  • Sega CD / 32X CD / Mega CD (Japonês e Europeu)
  • PC-Engine CD / Super CD-ROM / Arcade CD-ROM / TurboGrafx-CD

Apesar de uma data para o lançamento do RetroBlox não ter sido sido divulgada, a previsão é de que ele seja disponibilizado ainda este ano e para isso os criadores pretendem iniciar uma campanha no Kickstarter durante o mês de abril. Também foi dito que o valor do pacote inicial (base + um controle + um módulo) deverá ser inferior a US$ 300, com a possibilidade ainda de adquirirmos outro pacote com 3 módulos e um com 5.

Para ser sincero, a proposta me parece boa demais para ser verdade, mesmo com o preço não sendo tão convidativo quanto poderia. Ter um videogame universal, que seria capaz de rodar vários consoles e com a possibilidade de outros serem adicionados com o passar do tempo é algo muito tentador, ainda mais com ele sendo capaz de fazer o upscale da imagem para 1080p e nos permitindo compartilhar pela internet vídeos e fotos do jogos.

Como não estou disposto a literalmente pagar para ver se isso sairá do papel, ficarei por aqui observado a evolução do projeto e torcendo muito para que ele realmente entregue tudo o que está sendo prometido.


Retro Hi-Def — RETROBLOX at the SoCalRetroGamingExpo

relacionados


Comentários