Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Flickr da Casa Branca já está nas mãos da administração Trump

Flickr da Casa Branca já está nas mãos da administração Trump

A administração Obama chegou ao fim, mas todas as fotos feitas por Pete Souza em 8 anos foram salvas em uma nova conta do Flickr.

7 anos atrás

Existe uma tradição na presidência americana que eu, particularmente, acho muito bacana. Há 40 anos, o presidente Lyndon B. Johnson convidou o fotógrafo Yoichi ‘Oke’ Okamoto para ser o fotógrafo oficial da presidência. Ele aceitou, mas impôs uma condição: ele teria acesso total e irrestrito ao local. O Johnson topou, uma tradição foi criada. Todo presidente depois deste momento teve um fotógrafo oficial que recebeu acesso total ao funcionamento da Casa Branca. Eu diria que esse seria um dos empregos dos sonhos para muitos fotógrafos.

O cargo não é oficial. Cada presidente decide se contrata ou não um fotógrafo oficial, mas o costume existe. Até agora, o novo Presidente Trump ainda não decidiu se vai ter ou não um fotógrafo oficial, mas o Flickr já se adiantou e fez mudanças na conta da Casa Branca no serviço de compartilhamento de fotos. Quando o fotógrafo Pete Souza foi escolhido por Obama para ser o fotógrafo oficial da administração, foi criada uma conta da Casa Branca no Flickr. Durante 8 anos o fotógrafo abasteceu a conta com imagens fantásticas do dia a dia da administração de Obama. Podemos afirmar que esse seria o registro visual mais importante destes 8 anos de trabalho do presidente.

Depois da posse de Trump, as 6.668 fotos da conta da Casa Branca passaram para a guarda da Administração Nacional de Arquivos e Registros (NARA) que criou a nova conta ObamaWhiteHouse no Flickr. Dessa forma todas as imagens continuam disponíveis para acesso geral da população. Quem seguia a conta oficial da Casa Branca passa a seguir automaticamente a nova conta da administração Obama. O interessante é que a nova conta já tem mais seguidores do que a conta original. A conta oficial está totalmente zerada, com foto de cabeçalho padrão e esperando ser abastecida pelo novo fotógrafo. Se isso vai acontecer é uma coisa que ninguém sabe ainda.

Fonte: Petapixel.

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários