Ronaldo Gogoni 6 anos atrás
Esta notícia, embora não seja uma surpresa dados os acontecimentos dos últimos anos ainda deixou muita gente triste: a Majesco Entertainment, outrora uma das grandes distribuidoras de jogos e responsável por lançar vários títulos famosos anunciou na última semana o encerramento de suas atividades na indústria de games ao se fundir com a a PolarityTE, uma companhia que desenvolve novas tecnologias na área médica.
Fundada em 1986, a Majesco era uma companhia especializada em distribuição de títulos de terceiros e não era uma desenvolvedora per se, mas possuía muito prestígio devido ao excelente portfólio de games que comercializou nas últimas décadas. Entre os mais famosos vale mencionar o sensacional Psychonauts (da Double Fine), o remake de A Boy and His Blob (para Wii, da WayForward Technologies), todos os títulos das franquias Cooking Mama (da Cooking Mama Limited) e BloodRayne (Terminal Reality), Double Dragon Neon (WayForward), alguns títulos da série Bomberman e muitos, muitos outros.
Os últimos lançamentos da Majesco foram dois ports: a versão HD de A Boy and His Blob (da Abstraction Games) para PS4, PS Vita, PS3 e computadores e Gone Home (da The Fullbright Company) para consoles, ambos sob o selo indie Midnight City.
No entanto a Majesco já não andava bem das pernas há tempos. Em 2015 ela passou por uma reestruturação severa onde trocou de CEO e reduziu o quadro de funcionários para apenas CINCO PESSOAS, passando a se concentrar no mercado mobile. A situação não era nada boa e ela corria de fato o risco de desaparecer do mapa.
Não que a fusão com a PolarityTE tenha gerado um resultado diferente: a marca Majesco deixou de existir (para fins e efeitos legais a distribuidora foi encerrada, embora a empresa resultante tenha mantido a antiga sigla da distribuidora na Nasdaq: a icônica e fofa COOL) e passa a atender como Polarity, todos os negócios referentes a games foram encerrados e os cinco funcionários foram absorvidos pela equipe da companhia médica, passando a atuar na área de publicidade e licenciamento da tecnologia de reconstituição de tecidos; a primeira fase dos testes será efetuada em 2017.
Do ponto de vista prático a oferta para a criação da Polarity foi benéfica para não permitir maiores danos, mas é triste saber que uma companhia que distribuiu tantos games excelentes tenha acabado dessa forma.
Fonte: Polygon.