Meio Bit » Arquivo » Mobile » Instagram começa enfim a dar atenção aos tablets e desktops

Instagram começa enfim a dar atenção aos tablets e desktops

Após anos de espera, Instagram recebe versão adaptada para desktops e tablets... mas por enquanto apenas usuários do Windows 10 serão agraciados.

7 anos atrás

instagram

Demorou "apenas" seis anos mas antes tarde do que nunca: o Facebook, enquanto dono do Instagram tomou vergonha na cara e começou a se mexer quanto a adaptar a experiência da rede social para tablets, sendo que desde seu lançamento o app permanecia com uma interface exclusiva para smartphones.

Só que contrariando a lógica, a primeira plataforma agraciada é o Windows 10.

Vamos aceitar: o Instagram não foi pensado como um app para ser executado em tablets. Embora muita gente o utilize em seus iPads ou dispositivos Android que não smartphones, o foco original da rede social era permitir a captura e compartilhamento de fotos com filtros bonitinhos com seus amigos. Só que o tempo passou e a rede evoluiu: hoje ela aceita vídeos, compartilha GIFs e histórias (assim como o Snapchat) e muita gente gostaria de poder utiliza-lo não só em tablets, mas também nos desktops.

Sendo assim o Facebook elegeu um parceiro para fazer novos testes de formato com o Instagram: a Microsoft. A versão do app para Windows 10 Mobile, lançada meio nas coxas (o que era até pouco tempo um comportamento padrão da rede para com Redmond) evoluiu e passa a ser uma solução universal, o que significa que sua interface vai rodar não apenas no Windows 10 em seu computador com também nos tablets que rodam o sistema, e pela primeira vez com uma interface adaptada para um padrão de tela que não seja um smartphone.

Isso significa que pela primeira vez você, usuário de Windows 10 poderá enfim compartilhar fotos e vídeos presentes em seu computador sem ter que transferi-los para um dispositivo móvel (o app exige um display com touchscreen, é bom deixar isso bem claro). Ao mesmo tempo, os poucos usuários de tablets Windows 10 Mobile terão uma interface adaptada às suas telas e não um visual de smartphone esticado, como acontece no iOS e Android.

Nada foi dito sobre planos para as plataformas Apple e Google, bem como se a experiência desktop ficará restrita ao Windows 10 e o Mac não terá uma versão dedicada. Pode ser que o site evolua para permitir uploads, mas particularmente essa é a mais remota das possibilidades; o Facebook quer que você use os apps deles, uma opção por fora vai de encontro à filosofia do Mark.

De qualquer forma, se você é usuário Windows 10 já pode conferir a novidade aqui. Já donos de iPads e tablets Android, chupem o dedo.

Fonte: Instagram.

relacionados


Comentários