Carlos Cardoso 6 anos e meio atrás
A característica que mais chamou a atenção na Heart of Gold, a nave com que Elon Musk pretende colonizar Marte é a janela panorâmica. Nem a Enterprise tem algo do gênero. É imensa, ocupa quase metade da proa da nave.
Musk diz que as imagens foram tiradas de modelos de CAD dos projetistas, então não é delírio dos animadores. Então… como é possível?
Engenheiros aeroespaciais não gostam de janelas. São pontos de fragilidade, complicações desnecessárias e muito pesadas, se precisam ter a mesma resistência do resto do veículo. No espaço há o agravante de micro-meteoros, quando você está viajando a 60.000 km/h qualquer coisa que atingir vai causar estrago.
Até hoje demos sorte, muita sorte, a Estação Espacial Internacional tem seus estragos, os astronautas contam que dá para ouvir os fragmentos de asteróides colidindo com o casco, mas nada grande atingiu a Estação.
Musk pode estar contando com isso, talvez o dano nas janelas seja o mesmo que no casco normal, então não faz diferença se em caso de colisão com algum objeto se o alvo é o casco ou a janela.
Pode ser também que em vez do vidro de borossilicato usado hoje na Estação Espacial, ele esteja pensando em usar… Alumínio Transparente. Ou, como é mais conhecido, oxinitrato policristalino de alumínio, uma cerâmica ultra-resistente usada em proteção balística.
O mais provável, porém, é que os engenheiros se reúnam, expliquem os fatos da vida e Musk acabe com uma versão atualizada e mais realista da nave, sem esse janelão panorâmico.