Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Photo Tools 2.0 Lite

Photo Tools 2.0 Lite

15 anos atrás

A On One Software é a maior produtora de plug-ins para Photoshop que eu conheço. A empresa se mantém graças a promessa de oferecer ferramentas automatizadas para produzir os mais populares efeitos que o Photoshop pode proporcionar. São de fabricação deles o Genuine Fractals 6, o Photo Tools 2 (com mais de 290 efeitos) e o Photo Frame 4 (que trabalha com bordas e finalização artística). Eu, particularmente, nunca gostei de efeitos automatizados por tirar de mim a opção de manter total controle sobre o que está sendo produzido. Mas, tenho que admitir, que o Photo Tools possuí alguns efeitos bem interessantes. Pensando em conquistar novos consumidores e divulgar ainda mais sua ferramenta, a On One Software está liberando para download gratuito uma versão do Photo Tools contendo uma pequena amostra do que o programinha pode fazer.

Para ter acesso ao Photo Tools 2.0 Lite, é só ir até a página do produto e procurar pela opção Download Now. Depois de preencher um pequeno cadastro, será enviado para seu e-mail o link para baixar o programa. Depois de ter o arquivo em seu computador é só clicar duas vezes e esperar a instalação se completar. O plugin é compatível com o Photoshop CS2, CS3 e CS4. Assim que tudo estiver instalado, será criado uma pequena barra de ferramentas no Photoshop com o nome de OnOne. Para iniciar a edição é só abrir uma foto, ir até barra de ferramenta e clicar em OnOne e depois em PhotoTools 2.0. A interface do Photoshop será substituída pela do Photo Tolls, onde temos a esquerda a foto original e a direita a foto como ficará depois de editada. Na parte inferior temos a lista de efeitos que podem ser conseguidos. Nessa versão gratuita são apenas 15 efeitos disponíveis.

A maioria dos efeitos, assim como na versão completa, é muito tosco, coisa básica mesmo. Mas, existem alguns que são bem interessantes. Entre os mais bacanas, existem os que simulam os antigos processos ou filmes fotográficos. Temos o Cross Process, que simula o processo de revelação cruzada, o Kodachrome e Velvia, que tentam colocar nas fotos o colorido característicos desses filmes, e o Fill Flash digital, que simula o efeito do flash de preenchimento em suas imagens. De uma forma geral é bem divertido vendo os efeitos serem aplicados. Depois de terminar é só clicar em apply e a foto modificada volta para o Photoshop. É possível aplicar mais de um efeito em cada foto, mas o resultado não fica satisfatório, pelo menos nos testes que realizei. Porém, um efeito bem curioso é o Model Skin, para tratamento de imperfeições da pele em retratos. Muito fácil de usar e com resultados satisfatórios.

Vejam abaixo alguns exemplos:

phototools

relacionados


Comentários