Emanuel Laguna 7 anos atrás
No anúncio do NES Classic, muita gente torceu o nariz pelo facto de o mini-console da Nintendo não possuir suporte a controles USB. O NES Classic também não agradou àqueles que reclamam de o mini-console não estar aberto, oficialmente, à inclusão de mais que os 30 jogos que o acompanharão.
Para aqueles que não gostam dessas limitações nem querem esperar até novembro, um sujeito chamado Daft Mike realizou o desejo de um mini NES “como a Nintendo deveria ter feito”. Usando um Raspberry Pi, um leitor de etiquetas NFC, uma impressora 3D e muito tempo livre.
Mike construiu esse mini NES com mini-cartuchos funcionais. Isso mesmo: você coloca o mini-cartucho e o console carrega o jogo. Ou quase.
O truque tecnológico está no uso do NFC: os cartuchos nada mais são que etiquetas NFC que apontam para as ROMs correspondentes, armazenadas no cartão de memória interno. Também temos mini-controles USB funcionais. Aliás, como réplica é bem fiel.
Detalhe: como o Raspberry Pi não roda apenas emulador de Nintendinho, Mike fez mini-cartuchos apontando Pokémon Blue e Pokémon Red, os jogos mais populares do Game Boy.
Mais detalhes no blog do Daft Mike. E no vídeo abaixo.
O nobre colega Matheus “Toad Geek” Gonçalves conversou com Mike sobre a possibilidade de esse projeto ser disponibilizado comercialmente.
É, parece que Daft Mike pretende, no futuro, vender kits para montarmos o Nintendinho em casa. Vamos adorar!
Fonte: Kotaku UK.