Carlos Cardoso 7 anos atrás
O principal motivo pelo qual ninguém levava carros elétricos a sério, eu incluso é que eram uma alternativa pior. A autonomia não era adequada para cidades grandes, tempo de carga enorme, falta de infraestrutura fora dos grandes centros e principalmente, eram feios, muito feios.
Pelo menos duas gerações de designers contaminados com idéias de ecochatos de DCE tratavam o automóvel como inimigo: o carro elétrico não deveria matar o motor a gasolina, deveria matar o petrolhead, o amante de carros. O sujeito que comprava um Mustang V8 mesmo que só fosse no supermercado, mas que queria ter a possibilidade de potência, de velocidade.
Dirigir pelo prazer de dirigir, a sensação que se vê por exemplo na Sabine Schmitz, fazendo Nurburgring em 10 minutos e ultrapassando Porsches. Em uma van!
A indústria de carros elétricos nunca foi adiante por dar ouvido a esses designers e suas idéia de carros anêmicos como o Toyota Prius, mas a Tesla mudou isso. Você tem um carro que pode ser um monstro na pista ou andam pianinho como o mais bem-comportado garoto-propaganda do Greenpeace.
Os fabricantes perceberam isso e estão se saindo com boas opções: carros elétricos que parecem carros, não um manifesto contra a sociedade industrial. Primeiro foram os híbridos. Ferrari, McLaren e Porsche com sua La Ferrari, P1 e 918 que o digam.
Os 3 são verdes, ecológicos, híbridos e o Porsche 918 Spyder polui menos que um Toyota Prius.
Só que esse é um passo intermediário. A Porsche anunciou no final do ano seu carro-conceito 100% elétrico, o Mission E:
As projeções iniciais eram de investir US$ 762 milhões na nova fábrica, e gerar 1.000 empregos diretos. Agora revisaram as estimativas e o número de empregos subiu para 1.400, na planta principal em Stuttgart-Zuffenhausen. O Mission E dará uma boa dor de cabeça aos Teslas quando for lançado em 2019.
O bicho terá 4 lugares, autonomia de mais de 500 km, capacidade de carregar as baterias a 80% em 15 minutos e fará 0 a 100 km/h em 3,5 segundos.
Claro, se ele não parece elétrico ou ecológico o suficiente você pode comprar um G-Wiz…
Fonte: Engadget.