Meio Bit » Arquivo » Ciência » Cientistas de Verdade não precisam de Partículas Pym para encolher coisas

Cientistas de Verdade não precisam de Partículas Pym para encolher coisas

Como encolher moedas? Fácil, basta ser mutante, perder os pais em Auschwitz e… — tá, existe um método melhor, usando ciência primeiramente teorizada em… 1889.

8 anos atrás

2560x1440

De todas as coisas que as pessoas usam no dia a dia mas desconhecem totalmente os princípios de funcionamento a mais interessante é o eletromagnetismo. Temos a idéia de que eletricidade são caminhos onde elétrons fluem como bolinhas simpáticas, na verdade é bem mais complexo que isso.

São cargas se movimentando pela superfície do condutor, resistência gerando calor, campos elétricos gerando campos magnéticos, como exemplificado neste lindo experimento onde um imã muito potente é solto em um tubo de cobre. O magneto em movimento induz uma corrente no tubo que por sua vez gera um campo magnético, diminuindo a velocidade da queda do magneto:

tK0uj3M

Isso se torna mais divertido ainda quando um campo eletromagnético induz uma carga em um condutor. Uma corrente é gerada. Essa corrente é sujeita à chamada Força de Lorentz, uma força gerada em uma carga que se movimenta por um campo eletromagnético.

Uma aplicação prática disso é uma brincadeira bem popular em alguns círculos: encolher moedas.

gyoDhkC

Como isso é feito? Simples. Primeiro você precisa de um supercapacitor, capaz de armazenar energia e descarregar 8.000 volts e 50 MIL ampères em uma bobina.

Dentro da bobina, uma moeda. O campo eletromagnético induz uma corrente na superfície da moeda. Essa corrente gera um campo eletromagnético e a Força de Lorentz produz, bem… uma força. A bobina também produz uma força, no sentido oposto. Em um pentelhonésimo de nadassegundo a corrente induzida na moeda é de 138.000 ampères. A voltagem tensão é de 192 V, ou seja: são 26,49 MW de energia. No espaço de uma moeda.

Claro que esse pico dura muito pouco. O processo todo de encolhimento da moeda dura 7 frames, filmado em uma câmera de 180.000 fps.

A brincadeira é BEM perigosa, não recomendo que você faça isso em casa, mas que é bonito é.

Para mais detalhes, e VER a coisa acontecendo, a Physics Girl explica tudinho aqui neste vídeo:


Physics Girl — How to shrink a quarter with a high voltage electromagnet

Fonte: Popular Science.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários