Meio Bit » Arquivo » Ciência » Estudantes lançam foguete com motor todo impresso em 3D

Estudantes lançam foguete com motor todo impresso em 3D

Vamos falar de coisa boa, de programa espacial que funciona? Um grupo de estudantes da Universidade da Califórnia esnobou a NASA e a SpaceX e construíram o primeiro motor de foguete 100% feito em impressão 3D. E sim, ele voa!

8 anos atrás

about

Existem estudantes e estudantes. Há aqueles que são do Levante, estão com o Maduro, há aqueles que fazem estudos acadêmicos sobre a prática de sorver jirombas em banheiros de rodoviária, e, bem, há os Macaquinhos (NSFW, NSFL, não clique). Do outro lado temos estudantes como os alunos que compõe o SEDS — Students for Exploration and Development of Space, um grupo de entusiastas formado por estudantes da Universidade da Califórnia em San Diego.

Eles, conseguiram apenas dar uma rasteira na NASA e na SpaceX, e construíram o primeiro motor de foguete 100% feito com impressão 3D, usado no foguete de sondagem Vulcan-1.

engine

O motor é feito de Inconel 718, uma liga de níquel-cromo ideal para uso em condições extremas. A impressão 3D permite que os projetistas criem caminhos otimizados para o combustível e o oxidante, impossíveis de produzir com métodos tradicionais. Provar que é possível construir algo assim é essencial, em Marte há muito poucas lojas onde se pode comprar peças de reposição.

Com uma pressão de funcionamento de 400 PSI, o Vulcan-1 utiliza RP-1 (querosene) como combustível e oxigênio líquido como oxidante, uma triste constatação que esses estudantes realmente têm um programa espacial melhor do que o nosso.

O projeto do Vulcan-1 não é tão importante quanto os estudantes que combatem o capitalismo enfiando o dedo no fiofó alheio, mas pela alegria dos caras pelo lançamento bem-sucedido, acho que eles se contentam com essa humilde conquista.


SEDS UCSD — Vulcan-1 Launch, 05/21/16

Fonte: Popular Science.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários