Ronaldo Gogoni 7 anos atrás
Qual bebida alcoólica é mais antiga, o vinho ou a cerveja? Embora a resposta não seja simples, sempre foi de consenso que o vinho veio primeiro, principalmente por depender apenas de um fator natural, a fermentação da uva. Para se produzir cerveja outras variáveis são necessárias, como muita água e grande concentração de grãos para realizar a fermentação.
Embora o surgimento do vinho preceda a história escrita (estima-se que a primeira produção date entre 8.000 e 10.000 AEC), os registros oficiais mais antigos da criação da cerveja assinalavam 7 mil anos atrás na Mesopotâmia, que também seria o primeiro povo a produzir o doce néctar das uvas em grande escala. Isto é, até pouco tempo atrás porque a China não sabe brincar.
Não é a primeira vez que o País do Meio apronta uma dessas, há alguns anos foram encontrados em sítios arqueológicos traços do que poderia vir a cerveja mais antiga do planeta, com 9 mil anos de idade. A receita é muito diferente do que se conhece das que bebemos hoje e também das primitivas da Mesopotâmia e principalmente Egito, a primeira nação da antiguidade que a utilizou em larga escala (principalmente como substituta da água para evitar doenças como cólera e desidratação; o processo de produção esteriliza a bebida) e que usavam cevada (basicamente pão triturado). A cerveja chinesa da idade da pedra era produzida com arroz, uvas, mel e leveduras.
Só que desta vez a descoberta foi "um pouquinho" mais substancial. Pesquisadores do sítio arqueológico de Mijaya, no nordeste da China divulgaram a descoberta de uma microcervejaria completa, uma das mais antigas já identificadas com entre 4.900 e 5.400 anos de idade. Foram achados jarros de diversos tamanhos, fornos e de acordo com os cientistas, os humanos que ali viviam tinham todas as ferramentas necessárias para se dedicar exclusivamente à produção de cerveja.
Abaixo você confere um funil e um recipiente (com resíduos) encontrados no local:
Foram encontrados traços da bebida nos vasos e através deles os pesquisadores conseguiram identificar a receita: esta breja levava cevada, painço (isso é pra passarinho!), lágrima de Nossa Senhora e tubérculos da região. E por fim há indícios de que os mestres cervejeiros chineses já dominavam as técnicas principais de produção de uma boa cerveja, ao identificar a prática dos passos de moagem, mostura e fermentação.
Sabe-se que os cientistas testaram a receita mas eles não informaram que gosto tem uma birita de quase seis mil anos. E antes que alguém pergunte a outra chinesa que carrega o título de mais antiga pode ser adquirida, sob o nome de Chateau Jiahu.
Fonte: Discover.
Para mais histórias sobre cerveja, ouça o #SciCast 21.