Carlos Cardoso 7 anos atrás
NFC é mais uma daquelas tecnologias que são soluções a procura de problemas. Sim, é útil em passes de ônibus, e quando um dia quem sabe o CADE, o BACEN ou o Ministério da Bruxaria regulamentar funcionará nas maquininhas da Cielo, mas no dia-a-dia quase ninguém usa, ao menos nos celulares.
Dizem que há roteadores que podem ser configurados via NFC, mas mesmo que seja verdade, quantas vezes você precisou configurar um roteador?
O NFC é o recurso mais subutilizado em meu Lumia 930, até mais que o rádio FM, mas agora achei algo que o torna muito, muito útil. O truque é usar uma etiqueta NFC como a da imagem acima como… chave de segurança.
Outro dia tive que pendurar a conta no bar, e nem foi pela habitual falta de grana, foi por ter esquecido a senha do cartão de crédito. Sempre me sugerem guardar essa e outras senhas no celular, mas e a segurança? Se ficar em arquivo aberto, um invasor pode achar. Arquivo com senha, é mais uma senha.
Felizmente descobri o NFC Safe, um app simples, simpático e funcional.
É bem simples, permite que você guarde senhas, textos e imagens, mas o diferencial é que os dados são encriptados por uma chave AES de 256 bits, que não fica no celular mas em uma etiqueta NFC.
Na primeira utilização do programa você grava a chave, e daí em diante para acessar os dados é só abrir o NFC Safe e chegar a etiqueta perto do celular. Ela pode ser colada no chaveiro, na mochila, na carteira de identidade, na testa, em qualquer lugar. É algo que NINGUÉM desconfiará e mesmo que você perca o celular, os dados continuam seguros e você tem uma senha a menos para lembrar.
Claro, você pode eventualmente perder a etiqueta mas terá que ser tão atolado quanto eu, o que é raro (sim, eu VOU perder essa desgraça, alguma dúvida?).
O NFC Safe é de graça e etiquetas NFC podem ser compradas na DX.