Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Leica MD Typ 262 — primeira câmera digital sem LCD

Leica MD Typ 262 — primeira câmera digital sem LCD

Leica vai lançar sua primeira rangefinder sem visor LCD para que possamos voltar a essência da fotografia. Eu acho isso uma grande besteira.

8 anos atrás

Leica MD Typ 262

Sim, parece esquisito, mas é verdade. A Leica vai colocar no mercado no começo de maio, segundo os rumores, a novíssima Leica MD Typ 262, uma rangefinder que vai ser a primeira câmera do mercado digital sem um visor LCD. Tudo bem, não é a primeira, pois a mesma Leica já tinha lançado uma versão comemorativa chamada M Edition 60 sem LCD. O objetivo era comemorar os 60 anos da linha M, mas por ser uma edição especial apenas 600 unidades foram fabricadas.

Agora, essa Leica MD Typ 262 chega com a mesma balela que alguns fotógrafos gostam de vomitar. Vamos devolver a fotografia a sua essência é a palavra de ordem na propaganda do novo produto. É o mesmo povo que fica alardeando que o bom fotógrafo não precisa de photoshop, que ele precisa tirar a foto pronta na câmera. Besteira total. Esse povo deve fotografar em JPEG (deixa a câmera fazer os ajustes básicos) e se esquece que os mestres como Ansel Adams e Cartier Bresson trabalhavam exaustivamente suas imagens na hora do processo de revelação.

Leica MD Typ 262b

Mas, voltando ao lançamento. A câmera ainda não foi mostrada oficialmente, mas várias fotos acabaram vazando em sites especializados de fotografia. No local do visor LCD temos apenas um enorme botão giratório para a escolha do ISO. Aliás, a tal essência da fotografia vai ser isso mesmo. Poucas regulagens, apenas as básicas. A câmera é uma rangefinder com sensor full frame com 24 megapixels de resolução. O enquadramento é feito através de um enorme e brilhante viewfinder ótico. Serão permitidos ajustes de foco, ISO, obturador e diafragma. Só fiquei curioso em relação ao balanço de branco. Provavelmente os usuários terão que voltar a utilizar filtros coloridos para correção da temperatura de cor. Aliás, várias outras configurações que estamos acostumados simplesmente não existem.

Como dito, a Leica MD Typ 262 deve ser anunciada no início de maio e o valor previsto para o equipamento é de US$ 6.700,00.

Fontes: Petapixel e Leica Rumors.

relacionados


Comentários