Ricardo Bicalho 14 anos atrás
A velha e cansada calculadora da família Windows recebeu atenção especial da Microsoft. Além do padrão e científica, ela possui mais dois módulos de cálculo e conversores, chamados de worksheets ou planilhas de trabalho. Eu espero que essas planilhas sejam extensíveis. Seria muito legal poder construir add-ins para a calculadora para fazer contas com fórmulas prontas.
Nenhuma novidade. Essa é a calculadora que todos nós conhecemos.
Versão científica.
Versão programação. Com um clique em cima dos zeros você pode escrever o seu número binário diretamente. A conversão é automática e as opções de álgebra booleana também estão alí. Alunos de ciência da computação devem ficar felizes em poder resolver as equações e saber se reduções com o mapa de Karnaugh estão corretas. 🙂
Versão estatística. Praticamente todas as áreas de estudo usam isso. É básica e não substitui a HP 12C, mas as funções novas vão beneficiar todos que fazem uso de estatística sem a necessidade de aprender a operar softwares complicados para tarefas básicas.
As opções do menu. Repare que as imagens até o momento foram com o básico. Ainda existem os módulos auxiliares de conversão de unidades, cálculo de datas e as planilhas de trabalho (worksheets).
Calculadora simples com o conversor. Você escolhe o tipo de conversão e depois a unidade. Por exemplo, 7200 BTUs equivalem a 126,60672 kW, medida comum usada em refrigeradores de ar.
Os tipos de conversão disponíveis: ângulo, área, energia, comprimento, potência, pressão, temperatura, tempo, velocidade, volume e peso/massa.
Cálculo de uma hipoteca ou prestação de longo prazo. Ótimo para os adeptos de compras parceladas em muitos meses. Cuidado com o cartão de crédito.
Para calcular diferença entre datas. Além de guardar o histórico das contas também descobre-se quanto tempo falta para alguma data comemorativa.