Ricardo Bicalho 14 anos atrás
Como prometido, uma bateria de imagens desde o primeiro boot e todo o processo de instalação do Windows 7 RC. Para vocês que forem tentar seguir os mesmos passos, estou usando o Virtual PC 2007 que é gratuito e ao criar a máquina Virtual, eu optei por informar que seria uma instalação do Windows Vista.
A única alteração foi aumentar a memória de 512 MB para 1515 MB. O resto, deixei como padrão. Eu tentei usar o Virtual Box, mas apesar dele possui um modo para Windows 7, deu erros e não gostou nadinha do disco de boot. Uma pena, porque o Virtual PC 2007 não possui suporte a dispositivos USB diretos.
Primeira aparição do Logo
Para iniciar a instalação, é isso que ele pede: Idioma, Formato de Hora e Moeda, Teclado.
Clicar...
Esperar um pouco.
E a PRSLT obrigatória. Pre-Release Software License Terms, o nome bacana para EULA.
Entre a opção de upgrade e instalação completa, fui na completa. É óbvia a evolução aqui dos tempos do Windows XP com aquela interface de shell de DOS.
Uma das partições é automática, reservada para sistema.
Início da instalação. Agora é só esperar um pouco.
Configurar usuário.
Senha. Quero ver como esse RC se comporta com a parte de segurança.
Não tenho um chave e vou pedir para ele ativar automaticamente.
A maioria dos usuários deverá optar pela primeira opção. Algumas pessoas preferem ter controle total do que é instalado ou não na máquina.
Bem padrão, mas para quem está acostumado a instalar Windows XP, é uma benção de ar novo.
São 3 opções de rede: Pública, Empresarial e Caseira. Como estou usando na rede em casa, foi essa mesmo. Sem sustos ou surpresas. Just works, lembrando que estou num ambiente virtualizado, com o Virtual PC 2007.
O velho finalizador de configurações.
Desktop sendo preparado.
E estamos no fundo do mar. Pronto para uso.
E um dos “aplicativos” mais queridos do Windows XP, está de volta. Aqui em casa, um certo membro da família pediu para voltar ao XP única e exclusivamente por causa disso. Usuários, definitivamente, são aversos a mudanças “radicais”.
Joguei a partida até o fim. O meu oponente desistiu, o computador assumiu e era burro como uma porta porque o nível padrão é iniciante. A performance de vídeo durante o jogo não foi boa porque como estou numa máquina emulada sem suporte a aceleração 3D, tudo está sendo feito pela “cpu” da máquina virtual.
O IE 8 é um bom browser, mas não serve mais para o meu perfil por causa de meia dúzia de extensões do Firefox, como o Firebug, Web Developer, Cool Previews, TwitterFox, Scribefire e iMacros. Na família, o pessoal gosta e pede para que eu não toque mais do Internet Explorer, já que o dia que fiz um upgrade (coloquei Firefox, escondi o ícone do IE) eu estraguei o computador: “Você tirou a Internet do Windows e ficamos o dia todo sem acessar”.
Update:
Motivo para as cores estarem em 16 bits ao invés de full color é a configuração de vídeo que eu uso no host.
Eu engasguei o Windows 7 com um vídeo de 4 MB de memória. Algo bastante modesto comparado a placa de vídeo verdadeira, uma Radeon 4870.