Meio Bit » Arquivo » Ciência » Lente utilizada para fotografar na Lua vai a leilão nos EUA

Lente utilizada para fotografar na Lua vai a leilão nos EUA

Que tal ser dono de uma lente Zeiss que foi até a Lua e foi utilizada pelos astronautas da missão Apollo 15? Seria uma boa, mas se prepare para gastar muito dinheiro.

8 anos atrás

zeiss_500mm3

O espaço, a fronteira final. O tema da exploração espacial, e da astronomia de modo geral, sempre fascinou milhares de pessoas ao redor do mundo. Vide a quantidade de astrônomos amadores, praticantes de astrofotografia, colecionadores de objetos relacionados ao tema e até, por que não, fãs de ficção científica. Para você que se encontra dentro deste grupo, essa notícia vai ser interessante.

Entre os dias 14 e 21 de abril, a casa de leilões RR Auction vai estar vendendo pelo melhor lance  uma lente Zeiss Tessar Tele 500mm f/8 AKA. E qual a importância desta lente? Esse brinquedo, totalmente modificado, foi utilizado para fotografar as paisagens lunares durante a missão da Apollo 15. Sim meus amigos. Ela esteve na Lua e foi utilizada pelo comandante Dave Scott juntamente com uma Hasselblad Electric Data Camera. Foram 293 fotos durante a missão Apollo 15. Só lembrando que em 2015 a o projeto Apollo Archive fez o upload para uma conta do Flickr de todas as fotos realizadas pelas missões Apollo. Você pode acessar essas imagens nesse link. Todas as missões foram separadas por álbuns. Atualmente a conta possui 14.223 fotos e a maior parte das imagens está em resolução máxima.

zeiss_500mm

Voltando para nossa notícia, desde que voltou para a Terra, a lente ficou guardada na coleção particular do comandante Dave Scott e agora está sendo vendida. Alguns detalhes sobre o equipamento são bem interessantes. O comandante conta que levou um tombo na Lua e a lente foi avariada. Ela foi envolta em fita adesiva para conter os danos e continuar sendo utilizada. Essa fita, suja com poeira lunar, ainda se encontra na lente. A fita adesiva foi autografada pelo comandante na parte traseira da lente. Fora isso ela apresenta todas as marcas da utilização no espaço. Todos os botões de controle de foco e diafragma foram adaptados para que ela fosse utilizada pelos astronautas e as grandes luvas dos trajes espaciais. A lente é acompanhada por uma carta do comandante contando sua história.

zeiss_500mm2

Um item muito bacana para quem coleciona objetos relacionados com a exploração espacial, ainda mais que o equipamento esteve em solo lunar. A casa de leilão espera vender a lente por uma quantia entre 400 e 600 mil dólares. Uma bagatela.

Fonte: Petapixel.

relacionados


Comentários