Meio Bit » Arquivo » Mobile » Cuidado: não mude a data de seu iPhone para 1/1/1970 [UPDATE]

Cuidado: não mude a data de seu iPhone para 1/1/1970 [UPDATE]

Nova pegadinha explorando vulnerabilidade no relógio Unix está fazendo donos de iPhones e iPads transformarem seus aparelhos em pesos de papel

8 anos atrás

idead

UPDATE: a Apple se pronunciou oficialmente sobre o bug, reconhecendo sua existência e prometendo uma atualização do iOS para evitar que a falha continue sendo explorada. Entretanto os iGadgets brickados ainda precisam passar pela assistência, não há nenhum outro modo de reverter os danos.

Segue abaixo a notícia original.


Nem tudo o que está na internet é verdade, mas algumas pessoas tendem a acreditar em tudo o que encontram por aí. Curiosamente alguns donos de iGadgets tem a péssima tendência a acreditar em tudo o que a maçã fala, e é aí que os espíritos de porco fazem a festa. Em 2013, a chegada do iOS 7 teria tornado o iPhone à prova d'água, e no ano seguinte o iOS 8 adicionou a função de carregamento via microondas.

Hoaxs bem óbvios, claro. Cinco minutos de raciocínio lógico e qualquer um deduziria que um update de software não pode introduzir funções de hardware, mas ainda assim as pessoas caíram. Já a pegadinha da vez é um pouco mais elaborada, e pode pegar muita gente desavisada ao explorar uma falha em como os sistemas Unix e derivados medem o tempo.

Em primeiro lugar, a pegadinha. Esta imagem vem circulando pela internet na última semana, e mostra um “feature” até possível de ser introduzido não fosse um detalhe.

ios-easter-egg-hoax

Uma pessoa mais esperta vai se atentar de cara que a Apple não existia em 1970, ela foi fundada em 01/04/1976. Mas o mais importante do porque as pessoas não devem alterar a data para 01/01/1970 é porque seu iPhone ou iPad, caso possuam processadores de 64 bits se tornarão belos e caros pesos de papel. Confira abaixo o bug sendo reproduzido:

Zach Straley — Don't set your iPhone's date to January 1, 1970! The fastest way to BRICK an iPhone!!!

Por que diabos isso ocorre? No Unix e em todos os sistemas baseados que vieram depois (basicamente tudo programado em C) a medição de tempo através da variável t é feita em segundos, utilizando um número inteiro de 32 bits. O valor zero corresponde à zero horas do dia 01º de janeiro de 1970, portanto ao fazer o relógio voltar para esse dia em específico o sistema congela, pois está atribuindo um valor de tempo zero.

Aliás, por causa da forma como o relógio Unix mede o tempo há um bug futuro similar ao Bug do Milênio, conhecido como Problema do Ano 2038 em que o relógio chegará ao segundo 2.147.483.647 no dia 19/01/2038 às 01:14:07, horário brasileiro de verão e voltará à contagem negativa, jogando os relógios dos sistemas baseados nessa contagem no dia 13/12/1901. Mas isso é uma outra história…

Se você caiu na pegadinha, saiba que o bug não pode ser resolvido via software e a restauração não resolve. Sua única alternativa é levar seu iPhone ou iPad a uma autorizada Apple para intervenção física. Por enquanto a Apple não se pronunciou (leia o update no início do texto) e dificilmente acredito que tal procedimento (configurar um relógio) possa ser algo que invalide a garantia.

Em todo caso, se você possui um iPhone a partir do 5s, um iPad Air ou Air 2 ou um iPad mini do 2 em diante evite fazer tal coisa em seu aparelho, você não será premiado com uma maçã colorida e sim com um iTijolo.

Fonte: Business Insider.

relacionados


Comentários