Ricardo Fraga 7 anos atrás
Para as empresas de uma forma geral, mas mais especificamente para as ligadas à tecnologia, uma das tarefas mais difíceis nos dias de hoje é manter os seus produtos e serviços interessantes aos usuários. Dependendo da “idade” da empresa, há praticamente a necessidade de se reinventar ao longo dos anos. O Foursquare é um exemplo de serviço que, desde 2009, tem tentado se renovar para manter a atenção de seus usuários. Algumas medidas nem sempre agradam a todos, como a separação dos check-ins no Swarm e a manutenção do app principal em uma espécie de “listas amarelas”.
Quando houve a separação, muitos usuários se revoltaram, xingaram muito no Twitter e deixaram de usar os serviços da empresa. Em compensação, aqueles que não utilizavam por conta da parte social (check-ins, prefeituras…) acabaram aderindo ao aplicativo principal. Entre muitas mudanças que houve nos aplicativos, tivemos o sumiço das prefeituras, a volta das prefeituras entre os amigos, a volta das prefeituras globais e a chegada das moedinhas que eram conquistadas a cada check-in, mas que, até então, não serviam para nada. Ao menos até agora.
Nesta quarta-feira, a famosa empresa dos check-ins resolveu dar uma finalidade às moedinhas juntadas pelos usuários ao longo do tempo e anunciou a possibilidade de se comprar stickers mais poderosos. Com valores que variam entre 25 e 100 moedinhas, os “novos” stickers garantem, aos usuários, o dobro de “dinheiro” ao fazer um check-in. Se, por exemplo, o usuário ganharia dez moedinhas em um determinado check-in, ao utilizar o sticker relacionado ao tipo de venue, ele ganhará vinte. Contudo, cada sticker especial só pode ser utilizado uma vez por semana, o que obriga o usuário a calcular direitinho quando usar a opção.
Numa primeira olhada, a novidade pode parecer bem insignificante, mas não foi não. Desde que o update saiu para iOS e Android (em breve no Windows Phone), o Twitter e as comunidades de usuários reagiram imediatamente, em sua maioria de forma positiva à novidade. Para aqueles que utilizam o Swarm diretamente e curtem a sua parte social, a novidade foi muito bem-vinda.