Carlos Cardoso 7 anos e meio atrás
Hoje e amanhã acontece o Microsoft Insights 2015, em conjunto com o TechEd. O evento foi aberto por Paula Bellizia, a nova presidente da empresa no Brasil, e meninas, ela manda muito bem. Não é novata, trabalhou na MS de 2002 a 2012, e nos últimos dois anos estava na Apple, mas nosso Indiano preferido provavelmente perguntou se ela queria vender telefones açucarados pelo resto da vida, e ela voltou.
A cerimônia foi atípica, normalmente contratam algum jornalista ou eye candy para Mestre de Cerimônias, mas Paula subiu no palco, apresentou, comandou e entrevistou, inclusive em um bate-papo ótimo com o Maestro João Carlos Martins, sempre uma presença bem-vinda.
Mais bem-vinda ainda foi a presença de Rico Malvar, que muito provavelmente não tem diploma de datilografia, mas a não-qualificação para a AEB não significa que ele não possa assumir um outro cargo de pesquisa, no caso cientista-chefe da Microsoft Research, o braço de pesquisa e desenvolvimento da empresa que em 2013 teve um orçamento de US$ 10,4 bilhões.
Entre outros temas ele fez uma apresentação do tradutor do Skype em português, que ainda não foi lançado. Mais tarde você verá isso em vídeo aqui.
Depois em um Q&A exclusivo (se descontar os outros jornalistas e blogueiros presentes) ele falou sobre como se surpreende com agentes inteligentes, em como o Kinect e o HoloLens estão sendo desenvolvidos, redes neurais e respondeu a uma pergunta minha sobre se Miguel Nicolelis e Roger Penrose estão errados e um cérebro artificial pode ser criado e desenvolver consciência.
A resposta? Mais tarde, vocês vão preferir ouvir direto da boca do sujeito que está pesquisando reconhecimento de gestos com o Kinect para corrigir o movimento de gente com Parkinson ou lesões motoras. Isso mesmo, você detecta o movimento, remove o ruído e exibe o que o sujeito quis fazer, não o que a mão lesionada fez. O lado ruim é que com isso Stephen Strange não precisaria parar de operar e nunca viraria o Feiticeiro Supremo, deixaria o mundo a mercê de Dormammu.