Dori Prata 8 anos atrás
Duas décadas! Caramba, parece que foi ontem que ouvi falar sobre o lançamento do primeiro PlayStation, época em que ainda me divertia com o meu Mega Drive e embora não soubesse muito bem o que esperar daquele console produzido por uma poderosa Sony e de ter um certo receio devido ao fracasso que se mostrava a volta da Atari com o Jaguar, eu só pensava que queria colocar as mãos na novidade.
Mas porque toda essa lembrança em relação ao primeiro videogame da gigante japonesa? Porque ontem marcou o 20º aniversario do lançamento do PlayStation nos Estados Unidos — assim como o 16º do Dreamcast, não podemos esquecer dele! — e como era de se esperar, a fabricante fez algumas homenagens ao aparelho tão importante não só para ela, mas para a indústria como um todo.
20 Years of Play: PlayStation's North America 20th Anniversary
Sendo o principal responsável por popularizar os gráficos 3D e o CD como mídia, aquele videogame parecia muito a frente do seu tempo, um salto de qualidade imenso em relação aos 16 bits e até mesmo se comparado a alguns concorrentes, como o 3DO, e por tudo isso não demorou para que ele se tornasse o sonho de consumo de qualquer jogador.
Porém, nada disse teria muita utilidade se não fossem os jogos e é aí que entra a sugestão deste post, o fantástico documentário PlayStation Year One: The Launch Lineup, uma criação de Danny Cowan e que como o próprio nome sugere, abordará os títulos que apareceram no console quando ele chegou às lojas.
Ao todo foram 10 jogos e se pensarmos bem, a linha inicial não era lá essas coisas, pois embora contasse com algumas pérolas como o Rayman e Ridge Racer, trazia jogos no máximo medianos, como o Battle Arena Toshinden, Street Fighter: The Movie, Kileak: The DNA Imperative e NBA Jam Tournament Edition. Fechava a lista o The Raiden Project, Total Eclipse, Power Serve 3D Tennis e o ESPN Extreme Games, que tirando o último, sinceramente mal me recordo deles.
Ou seja, mesmo tendo causado um grande estardalhaço quando chegou aos Estados Unidos, o PlayStation não tinha nenhuma franquia gigante, mesmo porque a Sony ainda não tinha a quantidade de estúdios e marcas que possui hoje, mas com o passar do tempo os grandes sucessos começaram a aparecer no console e o resto, bom, o resto é história.