Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Instagram deixa de ser quadrado e agora você pode postar retratos e paisagens

Instagram deixa de ser quadrado e agora você pode postar retratos e paisagens

Fotos no Instagram não precisam mais ser quadradas. Nova versão do software vai permitir a publicação de fotos nos formatos paisagem e retrato.

9 anos atrás

instagram636

É o fim de uma era. Um período bizarro no qual um aplicativo interessante gerou a necessidade de existir uma legião de outros aplicativos. Durante praticamente todo seu ciclo de vida, o Instagram permitia ao usuário postar fotos quadradas, para que elas se encaixassem melhor no layout da timeline. Mais que prontamente outros aplicativos de edição de imagem passaram a criar funções para “enquadradar” fotos retangulares.

Só que hoje, quase cinco anos depois de seu lançamento, o Instagram permite que você publique fotos e vídeos em outros formatos.

Eu acho que posso me considerar um usuário assíduo desta rede social de fotos. Já fui mais, mas ainda hoje tenho a minha conta pessoal (@toadgeek), que uso exclusivamente para acompanhar a vida dos meus amigos e compartilhar estudos que faço com fotografia (então não espere encontrar fotos dos meus pratos de comida, nem selfies cozamigue), e a conta do TOAD.com.br, que é mais para publicar bastidores das gravações dos vídeos do nosso canal de games, tecnologia e jogos antigos, e coisas mais nerds e geeks.

Portanto, podemos dizer que eu já passei algumas horas editando imagens para postar no Instagram, e sempre me perguntei por que raios a foto tinha que ser quadrada. Acho que a empresa caiu na real.

O formato quadrado foi e sempre será parte de quem nós somos. Dito isso, a história visual que você está tentando contar deve sempre vir em primeiro lugar, e nós queremos fazer da tarefa de compartilhar seus momentos algo simples e divertido, da maneira que você quer.”

Foi assim que começou o post no qual a empresa informa que os usuários poderão publicar mídia nos formatos quadrado, retrato e paisagem. Basta atualizar o aplicativo na loja de softwares do seu sistema operacional mobile.

Veja as mudanças no vídeo abaixo:

Essa é uma mudança que vem sendo pedida há anos pelos usuários e eu me pergunto o que foi que motivou a equipe de desenvolvimento a fazer uma modificação tão significativa na plataforma. E nada me tira da cabeça que oferecer tamanhos diferenciados para publicidade tenha sido um fator importatíssimo nisso.

De qualquer forma, é bom pra todo mundo e será uma alteração muito bem vinda. E vocês? Usam bastante o Instagram? Para qual finalidade? Deixem sua opinião aqui embaixo na área de comentários.

relacionados


Comentários