Meio Bit » Arquivo » Software » Google PowerMeter: coletando dados sobre consumo de energia

Google PowerMeter: coletando dados sobre consumo de energia

15 anos atrás

Hoje em dia, não sabemos como a energia de nossas casas é consumida e/ou desperdiçada. Entra em cena a Google, com uma proposta para mudar isso e provavelmente saber quantas vezes você usou o liquidifcador naquele mês, a hora e se você fez vitamina com abacates ou bananas.

O post do Google cita pesquisas que indicam economias entre 5% e 15% quando o usuário sabe o que está consumindo. Isso reflete nas emissões de carbono e obviamente nas contas no final do mês.


Para que a estratégia dê certo, o plano precisa ser grande e ambicioso, pois é necessário usar medidores inteligentes de gás e energia elétrica. As informações são enviadas para a central em tempo real, online e os dados disponíveis para o consumidor através de relatórios via internet, no celular ou no próprio display do equipamento.

Toda essa informação, segundo a Google, precisa estar em formatos abertos e padronizados, disponível para o consumidor e ao mesmo tempo deixar as pessoas escolherem se querem partilhar com outras ou não.
Eu gostei da ideia de poder monitorar quase em tempo real se aquela geladeira nova é tão econômica quanto o fabricante alega. Os gráficos em tempo real revelariam isso na hora.

Olhando um pouco para o futuro, se já conseguimos transmitir dados pela rede elétrica da casa, imagine um futuro na qual os equipamentos enviam um sinal ao relógio inteligente, um código, dizendo: sou uma TV e o relógio envia os dados de consumo anexados ao ID desse aparelho.

Fonte: BritishGas, Google Blog

relacionados


Comentários