Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Panasonic — filmagem em 4K para todos

Panasonic — filmagem em 4K para todos

E a Panasonic coloca no mercado duas novas opções para quem está procurando câmeras com filmagem em 4K.

9 anos atrás

panasonic_gx_8

Na semana passada a Panasonic fez um upgrade em sua linha de câmeras e colocou no mercado dois novos equipamentos. Como vem acontecendo nos últimos lançamentos da empresa, o destaque absoluto é a filmagem em 4K que está chegando até nas câmeras mais simples. Infelizmente ainda temos as limitações do tamanho do sensor.

O principal destaque é a Lumix GX8 que se tornou a primeira micro-quatro-terços a superar a barreria de 20 megapixels de resolução máxima. O micro-quatro-terços foi uma grande revolução na época. Produzido em uma parceria entre Olympus e Panasonic, o pequeno sensor (com fator de corte de 2x) foi responsável pelo surgimento das primeiras câmeras mirrorless. Hoje a concorrência já fabrica câmeras mirrorles com sensores APS-C e até full frame. E todos sabemos que, em fotografia, quanto maior o sensor melhor a possibilidade de qualidade da imagem. Outra novidade do equipamento é que agora a GX possui um sistema de estabilização de imagem no sensor que vai trabalhar em conjunto com o sistema de estabilização da lente para maximizar o resultado. Isso pode ser muito interessante.

A Lumix GX8 está equipada com um sensor CMOS de 20,3 megapixels e é comandada por um processador quad-core Venus Engine que permite, entre outras coisas, capturar 30 fotos por segundo (com resolução de 8 megapixels) e trabalhar com ISO máximo de 25.600. Na parte da filmagem, temos a possibilidade de capturar vídeos em 4K com 30 ou 24 frames por segundo. O sistema de foco DFD (Depth from Defocus) garante, segundo a empresa, uma velocidade de 0,07 segundo para executar a operação. Fechando o pacote temos um visor LCD de 3 polegadas sensível ao toque, conexão Wi-Fi, NFC, time-lapse e mais um monte de perfumarias.

A GX8 vai chegar ao mercado em agosto nas cores prata e preto e deve estar custando em torno de US$ 1.200,00 (apenas o corpo).

Mas, se você não possui toda essa grana e mesmo assim quer entrar no mundo da filmagem em 4K, a Panasonic também está colocando no mercado a FZ 300, uma ultrazoom com sensor CMOS de 12 megapixels (1 / 2,3 polegadas). A câmera está equipada com uma lente com distância focal equivalente a uma 25-600mm  com abertura máxima constante de f/2,8 e estabilizador ótico de imagem. Assim como as câmeras mais modernas, a FZ300 apresenta algumas comodidades como sapata hot shoe para flash externo e capacidade de capturar fotos em RAW. Assim como a GX8 ela pode fazer vídeos em 4k com 30 ou 24 frames por segundo. Uma qualidade interessante é a cobertura de 100% do view finder eletrônico e um monitor LCD articulado e sensível ao toque com 3 polegadas.

fz300

A Panasonic FZ 300 vai chegar ao mercado em outubro com um preço médio de US$ 600,00.

relacionados


Comentários