Meio Bit » Arquivo » Ciência » BREAKING NEWS: Falcon 9 levando uma Dragon explode após lançamento

BREAKING NEWS: Falcon 9 levando uma Dragon explode após lançamento

Oh shit, a SpaceX perdeu um foguete, uma Dragon e o prestígio de 100% de sucesso em lançamentos do Falcon 9. Hoje cedo após 138 segundos de lançado um foguete levando suprimentos para a ISS explodiu. Sim, claro que temos vídeo…

11 anos atrás

spacex

É, não foi dessa vez. Ou melhor, foi. Em algum momento algo iria dar errado, acontece com todo mundo que é pioneiro e inovador, e dessa vez foi com a SpaceX.

Aos 139 segundos de vôo, o Falcon 9 levando uma cápsula Dragon com 2 toneladas de suprimentos para a ISS sofreu uma falha catastrófica, ou na terminologia da NASA, vôo não-nominal. Dados preliminares, vindos da boca do Homem revelam que um dos tanques de oxigênio líquido do segundo estágio sofreu pressão excessiva.

Isso explicaria a explosão de vapor vista no segundo estágio, enquanto os 9 motores Merlin do primeiro continuaram funcionando normalmente. Em seguida a integridade estrutural do conjunto foi afetada, e o Falcon 9. Aqui o vídeo:


Jekay — SpaceX - CRS-7 Launch explosion

Aqui, visto do solo:


Astronomy Now — Falcon 9 failure seen from the Press Site

Com esse foi o terceiro modelo de nave que a ISS perde, em um ano foram além da Dragon a Progress e a Cygnus. Os astronautas já podem pedir música no Fantástico. Ajuda, não é o caso. Em termos de comida a ISS tem estoques até outubro, depois eles podem começar a pensar em plantar batatas ou, o que é mais provável, simplesmente continuar normalmente suas vidas, já que agora dia 3/7 já sobe outra Progress com suprimentos.

A maior perda foram os experimentos e hardware, como o adaptador de acoplagem IDA — International Docking Adapter:

IDA-1_top-angle

Esse benjamin gigante converte as comportas russas para o padrão internacional, e permitem tanto acoplagem quanto atracagem (outro dia eu explico). Foram construídos dois, mas como a NASA não é burra, só mandou um nessa viagem.

Gwynne Shotwell, Presidente e COO da SpaceX informou que nada de errado foi detectado no primeiro estágio, e que não imagina que tenha sido comandada autodestruição.

Agora é esperar a investigação determinar a causa do acidente. Até lá a SpaceX está sob comando do Capitão Nascimento:

capitao

NÃO VAI SUBIR NINGUÉM!

Ainda é cedo para dizer se o próximo lançamento da SpaceX, um Falcon 9 levando o satélite Jason 3, em 8 de agosto será afetado. Mas é bem provável, a menos que a falha seja descoberta muito rapidamente e algo simples de consertar.

A única certeza é que a SpaceX não vai ficar 10 anos parada chorando pitangas por ter perdido um foguete.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários