Carlos Cardoso 8 anos atrás
O Windows 10 vem aí, e vem pegando pesado, adiando mais uma vez o Ano do Linux no Desktop. Dessa vez a Microsoft ousou, ousou muito. A proposta de um sistema operacional único, englobando desktops, tablets, consoles, celulares e hololentes parece a promessa do CP/M (pergunte a seu arqueólogo).
Se der certo e as aplicações Universais pegarem, será excelente para todo mundo, comprovando que no final das contas Balmer estava certo: Developers, Developers, Developers.
O Windows 10 para desktops e tablets já tem data para ser lançado, 29 de julho, conforme o Ronaldo deu o furo aqui. As versões para os Lumias ainda não têm data, mas toda hora sai uma DevPreview, significa que estão trabalhando.
Entre as estratégias da Microsoft para divulgar o Windows 10 a mais curiosa e fiel aos preceitos de Economia que remetem até a Marx está sendo a… reserva de download.
Entre os vários fatores que afetam o preço e a demanda de um produto está a escassez. O sujeito pode ter 10 fardos de papel higiênico em casa. Se o Bonner avisar que uma tempestade está vindo e todo mundo ficará preso em casa dois dias sem poder comprar papel higiênico, o sujeito com 10 fardos disputará o último rolo do mercado, chutando o Seu Alfredo no saco e dando uma rasteira no Pedrinho.
Um dos argumentos mais usados por Diretores de TI idiotas contra o Linux era que… é de graça. Muitos só o aceitaram depois de gordos contratos de manutenção. A fonte de renda da Red Hat, aliás.
A Microsoft já fez muito com o upgrade generalizado gratuito incluindo celulares. Confirma algo que eles vem sugerindo faz tempo, que querem vender serviços, não software. As exigências de hardware do Windows 10 também estão bem atraentes:
·
Agora começaram a enviar alertas para usuários de desktop:
O upgrade é gratuito, a Microsoft tem todo o interesse do mundo que os usuários façam a atualização. Os servidores não aguentarem não é uma opção, mas mesmo assim oferecem a possibilidade de você RESERVAR o download.
Será que o estoque de cópias digitais é limitado?
De qualquer jeito o truque está cumprindo seu papel: chama atenção, gera curiosidade e faz com que muita gente que não estava nem sabendo do Windows 10 aproveite a excelente oportunidade por tempo limitado para pegar sua cópia gratuita fresquinha.
Ah sim, até no Brasil já está rolando a janelinha oferecendo a reserva.
No meu PC ainda não apareceu nada. A Microsoft está me esnobando, vou acabar boicotando e instalando Linu… — nah, vou nada.
Fonte: Windows Central.