Dori Prata 8 anos atrás
A Riot Games anunciou um recurso no mínimo curioso para o seu jogo, o tão adorado League of Legends. Podendo ser descrito como “esconder distrações visuais”, o que esta nova opção faz é desabilitar alguns efeitos como borboletas, libélulas e ondulações na água, teoricamente eliminando o que poderia distrair os jogadores, principalmente os profissionais.
“Alguns dos nossos jogadores mais competitivos pediram a opção de desligar alguns movimentos sutis na fase Summoner's Rift, para ajudá-los a focar no que eles se preocupam, a jogabilidade,” explicou a desenvolvedora no fórum oficial.
De acordo com a Riot, desabilitar esses efeitos não melhorará significativamente o desempenho do jogo, algo que só deverá acontecer caso o jogador reduza a qualidade nas configurações, mas ainda assim a novidade tem gerado alguma discussão entre os que jogam e até o que nunca experimentaram o LoL.
Talvez seja apenas a opinião de um leigo quando se trata de MOBAs, mas eu considero a ideia um tanto absurda. É claro que estamos falando de algo voltado para pessoas que no fundo não estão muito preocupadas com a experiência do jogo em si, mas sim em se tornarem os melhores e por isso remover algumas perfumarias pode fazer sentido, mas será mesmo que é justo sacrificar uma parte do jogo — por mais irrelevante que ela seja — para não “atrapalhar” o jogador?
Oras, ter que lidar com “ruídos” nos cenários e coisas do tipo deveria fazer parte do desafio e se alguém acha que borboletas ou a ondulação é algo que está tirando sua atenção, como esta pessoa lidaria por exemplo com a torcida num grande torneio?
Talvez a comparação não caiba, mas isso me faz lembrar de jogadores de futebol que ficam ofendidos com vaias dos torcedores ou que não aguentam a pressão e já que os responsáveis pelo League of Legends consideram válida essa medida, porque não apagam logo todo o cenário e boa parte das animações, deixando os competidores medirem força num fundo branco e sem nenhuma “distração visual”?
Fonte: Polygon.