Meio Bit » Entretenimento » Story Kitchen aposta pesado nas adaptações de games

Story Kitchen aposta pesado nas adaptações de games

Com mais de uma dezena de propriedades intelectuais dos games no seu portifólio, a Story Kitchen poderá se tornar um dos principais nomes das adaptações

07/05/2024 às 9:56

Se você me disser que não conhece o nome Story Kitchen, eu não o criticarei. Fundada apenas em 2022, essa produtora ainda não ganhou muito destaque no mundo dos filmes e séries, mas a julgar pela quantidade de projetos no forno e uma parceria com o DreamWorks, é provável que muito ainda seja dito sobre ela.

Sonic: O filme - Story Kitchen

Crédito: Divulgação/Story Kitchen/Paramount Pictures

Descrita em seu site como uma “dinâmica companhia de mídia apaixonada pela construção de universos e arquitetura de franquias,” a empresa não tem medo de se apresentar como uma especialista em adaptações de videogames e propriedades intelectuais “não-tradicionais” para filmes/TV. Mas afinal, de onde vem tanta segurança?

Bom, a Story Kitchen foi criada por Dmitri M. Johnson, produtor cujo principal trabalho nesta área foram o Sonic: O Filme e Sonic 2: O Filme. Ao lado de alguns sócios, o sujeito decidiu que valia apostar na criação de mais filmes e séries baseados em marcas famosas dos games e embora ainda não tenhamos o resultado dessa investida, o futuro parece bastante promissor.

O maior indicativo disso foi dado pelo site Deadline, que revelou um acordo fechado entre a produtora e a DreamWorks. Mesmo sem que um projeto para essa parceria tenha sido anunciado, o estúdio de animação fundado por Steven Spielberg e pertencente à Universal possui um longo histórico de sucessos (Shrek, Kung Fu Panda, Como Treinar o Seu Dragão) e poderá alavancar a Story Kitchen a um patamar muito mais alto.

“Estamos incrivelmente empolgados em trabalhar com a DreamWorks Animation como nossa primeira parceira oficial de cinema, desde o lançamento da SK em 2022,” disse a produtora através de uma nota à imprensa.

Crédito: Divulgação/Hazelight

Quanto ao que poderá surgir dessa parceria, as possibilidades são muitas. Hoje a Story Kitchen possui os diretos sobre mais de uma dezena de propriedades intelectuais nascidas nos videogames e aqui vai um resumo de cada projeto em que a empresa está envolvida:

  • 3 out of 10 – Desenvolvido pela Terrible Posture Games, é apontado como o primeiro sitcom jogável e nele faremos parte da Shovelworks Studios, empresa descrita como o pior estúdio de desenvolvimento de jogos do mundo. Ainda sem plataforma para exibição.
  • Disco Elysium – Como no jogo, os detetives Harrier Du Bois e Kim Kitsuragi terão que desvendar o assassinato de um homem enforcado, além de resolver diversos outros problemas. A série  aparecerá no serviço de streaming da Amazon.
  • Dredge – Embora possa parecer um simples jogo de pescaria, nele o protagonista se mudará para Greater Marrow, cidade costeira em que o sobrenatural está sempre presente. Se feito da maneira correta, esse filme live-action poderá render uma boa história de suspensa.
  • It Takes Two – Cody e May é um casal que misteriosamente é transformado em bonecos e agora, presos num mundo fantástico, precisam cooperar para superar os problemas de um relacionamento em pedaços. A adaptação será exibida no Amazon Prime Videos.
  • Life is Strange – A aclamada franquia da Dontnod Entertainment tem tudo para se transformar num enorme sucesso quando sua série chegar ao Prime Videos. Por contar com uma estrutura narrativa tão parecida com a de uma série, os envolvidos não deverão ter muitas dificuldades em fazer essa mudança de mídias.
  • My Friend Pedro – “Um balé violento sobre amizade, imaginação e a luta de um homem para destruir qualquer um em seu caminho a mando de uma banana senciente.” Parece maluco? Pois além da jogabilidade viciante, a premissa do jogo da Devolver Digital é a sua principal característica. O roteiro será de Derek Kolstad, criador da franquia John Wick e ainda não sabemos onde a série será exibida.
  • Sifu – Se passando na China moderna, o filho de um mestre de artes marciais busca vingança pela morte de seu pai. O detalhe é que cada vez que for derrotado, o protagonista revive mais forte, porém envelhecido. Resta saber como o conceito de um rogue-like será transformado no filme que será dirigido por Derek Kolstad.
Sifu - Story Kitchen

Crédito: Sloclap/Hazelight

  • Sleeping Dog – O “GTA em Hong Kong” desenvolvido pela United Front Games conquistou muitos admiradores quando foi lançado, lá em 2012, e com sorte, um dia saberemos como ficou essa adaptação live-action estrelada por Donnie Yen (O Grande Mestre, Rogue One: Uma História Star Wars, John Wick 4: Baba Yaga).
  • Slimer Rancher – Uma jovem exploradora precisará lidar com várias dificuldades após fazer de um planeta inexplorado sua nova casa. Entre eles está conviver com geleias conscientes, no que ainda nem sabemos se será um filme animado ou live-action.
  • Streets of Rage – Produzido em parceria com a Lionsgate, neste filme veremos um agente do FBI transportando uma testemunha que promete entregar o esquema envolvendo o prefeito de Wood Oak City e um chefão do crime local. Espera estar errado, mas tenho medo do que sairá disso aí.
  • ToeJam & Earl – Os alienígenas mais legais da geração 16-bit estão de volta, dessa vez como um filme que será disponibilizado no Amazon Prime Videos. Os cocriadores da franquia, Greg Johnson e Mark Voorsanger, respondem como produtores executivos da adaptação.
  • Tomb Raider: The Legend of Lara Croft – Série animada que será exibida pela Netflix e que trará Hayley Atwell (Capitão América: O Soldado Invernal, Missão: Impossível - Acerto de Contas Parte Um) dublando a caçadora de tesouros.
  • Vampire Survivor – Após conquistar uma legião de fãs com sua jogabilidade simples, mas extremamente viciante, a criação de Luca Galante terá a oportunidade de alcançar um público muito maior, mas como uma série animada para TV.

Crédito: Divulgação/Poncle

Pode parecer que a Story Kitchen está atirando para todos os lados (e talvez realmente esteja), mas com as adaptações de jogos para séries e filmes tendo se mostrado tão lucrativas nos últimos anos, não surpreende empresas estarem tentando garantir o máximo possível de propriedades intelectuais.

Infelizmente, é possível que várias dessas adaptações não cheguem perto do nível de qualidade apresentado por uma série Fallout ou The Last of Us, o que invariavelmente despertará a ira nos fãs que não forem bem atendidos. Mesmo assim, vários desses projetos já conseguiram a minha atenção e torço para que o pessoal da Story Kitchen e dos estúdios envolvidos consiga fazer um bom trabalho.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários