Emanuel Laguna 8 anos atrás
Early-adopter só se ferra: mal ultrapassei a coleção de DVDs de filmes com os discos Blu-ray e já vem outro padrão. Trata-se do Ultra HD Blu-ray, padrão de mídia física óptica para filmes em 4K.
Essa é parte da coleção de discos Blu-ray do tio Laguna, mas mesmo a coleção completa não deve chegar perto da coleção do Gilson
Embora a Netflix, Amazon Prime e outros serviços já tenham opção de streaming em 4K, a mídia física ainda sobrevive com bastante demanda: não é todo mundo que possua conexão de 100 Mb/s em casa dando sopa. E também temos os colecionadores: o tio Laguna, por exemplo, só compra mídia física pelos extras de produção (making of) e pelo backup em si, vai que tem apocalipse zumbi.
Pois bem, a Blu-ray Disc Association acaba de definir as especificações finais do formato.
Logo final do padrão Ultra HD Blu-ray (crédito: High-Def Digest)
O padrão Ultra HD Blu-ray (UHD-BD) suporta vídeo de resolução até 3.840 × 2.160 pixels, gama de cores BT.2020, high dynamic range (HDR) e taxa de atualização de frames maiores (até 60 fps) num codec HEVC, que utiliza h265. Tais especificações já foram bem discutidas num texto do tio Laguna lá em janeiro.
A novidade é o logo oficial na figura acima e o suporte aos padrões de áudio Dolby Atmos e DTS:X. Tais certificações prometem disponibilizar um som não baseado apenas em múltiplos canais com compressão lossless: a ideia delas é permitir que “os engenheiros de áudio consigam criar um ambiente sonoro virtual onde cada efeito sonoro pareça vir de qualquer lugar do ambiente, sem se limitar a um número fixo de canais e alto-falantes”. Quero o que esse povo anda fumando, deve ser bom.
Enfim, os leitores dos discos Ultra HD Blu-ray serão totalmente compatíveis com os discos Blu-ray atuais mas os atuais leitores não serão compatíveis com o novo formato: em cada camada do disco UHD-BD caberá 33 GB e cada disco poderá ter até três camadas, totalizando 100 GB. No final do semestre começará a distribuição de licenças aos fabricantes e os aparelhos compatíveis, bem como conteúdo, poderão estar no mercado ainda este ano!
Fonte: High-Def Digest.
Leia também: