Meio Bit » Arquivo » Áudio e vídeo » Superman Motion Picture Anthology 1978-2006

Superman Motion Picture Anthology 1978-2006

Conheça essa caixa especial com todos os filmes do Superman rodados entre 1978 e 2006, em Blu-ray.

9 anos atrás

Esse texto vai dar motivo para os leitores do MeioBit me zoarem duas vezes. O primeiro motivo é que eu sou fã incondicional do Superman. Sim, eu gosto do escoteiro azul desde meus 12 anos quando comprei a primeira revista em quadrinhos do personagem. Eu fui um dos manés que choraram ao ler a história A Morte do Superman (pronto, falei). O segundo motivo é que sou colecionador de mídias físicas, tanto de filmes quanto de músicas. Sinto muito para os que aderiram ao mundo maravilhoso do MP3 e dos arquivos MKV. Gosto de ouvir música e assistir filmes no conforto de minha sala e com a qualidade sonora que eles merecem.

Superman_Anthology

Por conta destes dois motivos, nada mais adequado do que utilizar o recém lançado MeioBit Pop para fazer a resenha desta caixa intitulada Superman Motion Picture Anthology 1978-2006 que veio para saciar toda a curiosidade dos fãs do personagem no cinema e, acima de tudo, trazer o personagem para o mundo da alta definição. Já possuía todos os filmes principais da caixa em DVD, mas existem atrativos aqui que compensam a compra. Mas, primeiro vamos falar do básico. São 8 discos em Blu-ray que cobrem a produção cinematográfica desde o primeiro filme com Christopher Reeve em 1978 e termina com Superman Returns em 2006.

O primeiro disco traz o filme original de 1978. O segundo disco nos mostra a versão estendida do primeiro filme, com o acréscimo de pouca coisa, que não muda muito a história. No terceiro disco temos a versão do cinema de Superman II, ou seja, sem nenhuma surpresa. O quarto disco é que faz a coisa toda explodir. Nele temos Superman II — The 2006 Richard Donner Cut. Em 1978, Richard Donner estava filmando Superman I e II ao mesmo tempo. Quando Superman I estava sendo finalizado, o 2º filme já tinha 80% das cenas gravadas. Porém, um desentendimento entre o diretor e os produtores Alexander e Ilya Salkind fizeram com que Donner pulasse fora do barco. Com ele também saíram Gene Hackman (que já tinha filmado quase toda sua participação no segundo filme) e Marlon Brando (que receberia mais 11% do salário do primeiro filme se aparecesse na sequência). Depois disso colocaram Richard Lester para terminar o filme e introduzir várias mudanças no roteiro original. Em 2006, Richard Donner foi convidado a pegar o material que havia filmado para o segundo filme e terminar a sua obra. O resultado se encontra neste disco que já foi lançado em DVD anteriormente. A história é diferente? Sim, muito. E bem mais bacana. Vale a pena assistir.

Superman_Anthology_3

Os discos 5 e 6 trazem, respectivamente, os filmes Superman III e Superman IV. Até eu que sou fã do personagem sei que essas produções são verdadeiras bombas, mas valem serem assistidas pela curiosidade mórbida, já que os produtores pegaram um personagem icônico e jogaram no lixo. O disco 7 nos mostra Superman Returns, com Brandon Routh e Kevin Spacey que é, em minha opinião, um dos filmes de super-herói mais injustiçados da história (vou levar pedrada por essa também). Todos os discos contendo os filmes possuem alguns extras como comentários de áudio, pilotos de série e alguns bastidores, mas temos que lembrar que naquela época ninguém produzia material de bastidores, apenas algumas pequenas coisas para especiais de TV.

Superman_Anthology_2

O oitavo disco é dedicado totalmente a documentários. O destaque vai para Look, Up in the Sky! The Amazing Story of Superman, documentário produzido por Bryan Singer e dirigido por Kevin Burns que conta toda a saga do personagem começando nos quadrinhos e passando pelas sérias animadas, as séries live action e os filmes de cinema. Uma verdadeira viagem por esse universo fantástico. Em seguida temos o documentário (em 5 partes) You will believe: The Cinematic saga of Superman (sobre as tretas das produções para o cinema), The Science of Superman (especial de TV), e The Heart of a Hero: A tribute a Christopher Reeve (emocionante). E mais uma tonelada de extras menores.

A qualidade de vídeo dos filmes antigos está razoável. Poderia ser um pouco melhor, visto que outros filmes mais antigos foram transformados em BD com uma qualidade bem melhor. O mais irregular em qualidade de imagem é o disco com a versão de Richard Donner para Superman II, mas isso é até desculpável por conta de todos os rolos da produção. O áudio original se encontra, na maior parte dos filmes, em 5.1 DTS-HD MA. Superman Returns apresenta a opção de 5.1 Dolby True HD.

Vale a pena comprar? Sim, eu recomendo. Não só para fãs do personagem, mas para todos que gostam de cinema pipoca e diversão. O meu box veio da Amazon UK, mas existe a venda no Brasil também. Recomendado para os marmanjos saudosistas da Sessão da Tarde.

relacionados


Comentários