Dori Prata 8 anos atrás
Tendo sido muito bem recebido tanto pela mídia quanto pelo público, Alien: Isolation parecia ter sido uma aposta bastante acertada por parte da Sega, mas pelo jeito as vendas do jogo de terror estiveram muito longe de agradar a empresa japonesa.
Passando por mais um período complicado, a Sega divulgou o relatório do seu ano fiscal que terminou no dia 31 de março e apesar do jogo criado pela Creative Assembly ter dobrado as vendas desde janeiro, o total ficou em apenas 2,1 milhões de cópias, muito abaixo do esperado para uma produção que carrega consigo uma marca tão forte.
O que torna a situação da empresa ainda pior é que o Alien: Isolation acabou sendo o jogo deles que mais vendeu, com o Sonic Boom tendo registrado somente 620 mil cópias (somadas as versões para Wii U e 3DS) e o Football Manager 2015 tendo vendido 810 mil cópias. No total a companhia vendeu apenas 12,3 milhões de jogos e diante de tais números, não é de se estranhar que os diretores tenham se mostrado desapontados com o desempenho durante o período.
Contudo, a receita da Sega cresceu 11% em relação ao ano anterior, saltando para US$ 925,7 milhões e de acordo com o relatório, isso se deve a recuperação da economia japonesa e principalmente as vendas feitas nos games para dispositivos móveis.
O triste nisso tudo é a sensação de que a Sega está com a razão ao mirar nos jogos para smartphone e tablets, afinal são esses aparelhos que os tem ajudado a pagar as contas e a menos que algo surpreendente surja nos próximos meses, não duvido que a empresa invista cada vez menos em jogos de grande porte para consoles e computadores. É verdade que esse é o dilema de Tostines, mas se a situação chegou no estágio que está, será que algum executivo aceitará correr riscos e tentar mudar o atual cenário?
Como já disse outras vezes, eu não acredito que os jogos mobile matarão o modelo tradicional, mas se eles conseguirem fazer algumas vítimas (e já estão fazendo), acho que será o suficiente para lamentarmos sua existência.
P.S.: durante muito tempo imploramos por um bom jogo baseado na franquia Alien e quando ele é lançado, poucos os compram. Enquanto isso, na terra dos Call of Duties e Assassin’s Creeds…
Fonte: GamesIndustry.