Meio Bit » Arquivo » Áudio e vídeo » Apple patenteia Action Cam e derruba ações da GoPro

Apple patenteia Action Cam e derruba ações da GoPro

Apple registra patente de câmera própria para ser acoplada em capacetes e usada em situações de ação; valor das ações da GoPro despencam 12%

9 anos atrás

gopro-hero4-black

A gente sabe muito bem que a Apple tem muito poder sobre seus entusiastas. Mesmo que seus produtos apresentem falhas uma ou outra vez (como qualquer outro, nada é perfeito em tecnologia), seus usuários defenderão a empresa com unhas e dentes, adquirindo seus gadgets mesmo que eles custem os olhos da cara... ou mais.

Por isso toda vez que Cupertino dá indícios de que vai entrar em um mercado diferente as coisas ficam um pouco agitadas, e dessa vez quem sofreu um belo revés por pura especulação financeira foi a GoPro.

As ações da empresa da Action Cameras não andam muito saudáveis há algum tempo. Apesar de ser a líder do segmento, o valor de seus papéis foi de cerca de US$ 90 em outubro para US$ 50,60 hoje. E para coroar a situação nada boa a Apple resolveu dar um empurrãozinho ladeira abaixo: ela registrou 34 patentes de uma Action Cam própria, que inclusive cobriria falhas dos modelos da GoPro, como aumento da resistência em bicicletas para citar uma particularidade. A tal câmera seria fixada em capacetes e veículos, além de máscaras de mergulho e permitiria capturar vídeo e áudio em altíssima resolução em qualquer situação, obviamente conversando diretamente (e muito provavelmente apenas) com iGadgets.

A notícia de que a Apple poderia entrar no mercado de Action Cameras caiu como uma bomba na bolsa de valores, mais precisamente na cabeça da GoPro: suas ações despencaram 12% somente nesta terça-feira, mostrando que basta um movimento de Cupertino para causar o caos. E olha que estamos falando de um produto que pode muito bem sequer ser lançado, a Apple só garantiu as patentes.

Os documentos em si não são novos (a patente foi submetida de 2012), mas a Apple incorporou em novembro de 2013 algumas das tecnologias de patentes adquiridas junto à Kodak, quando de seu processo de falência. Agora o escritório de patentes deu o registro à Apple, o que causou todo o barulho em torno da possibilidade de vermos uma “iCam” nas Apple Stores em algum momento.

Como já dito acima, não há garantias de que a Apple de fato torne a câmera um produto real; assim como diversas empresas ela apresenta e registra patentes das mais variadas o tempo todo. Ainda assim, se com apenas a divulgação da existência dos papéis a GoPro já tomou um belo prejuízo, caso a câmera seja de fato lançada a empresa terá na maçã seu primeiro grande rival no mercado que ela lidera com folga.

Fonte: r/c.

relacionados


Comentários