Ronaldo Gogoni 8 anos atrás
A Microsoft vem há algum tempo fazendo uma limpeza sistemática em aplicativos duvidosos de sua lojinha, como forma de colocar ordem na casa do das versões desktop e mobile do Windows. Entretanto, como muitos desenvolvedores ainda não abraçaram o Windows Phone, a plataforma se vê amarrada com clientes de terceiros para contar com apps diversos.
O Snapchat era um deles, mas depois de diversos problemas se segurança que atingiram a plataforma a empresa anunciou que faria de tudo para desencorajar os usuários a apelarem para tais soluções. E agora a Microsoft deu uma mãozinha, passando o facão em todos os apps do tipo presentes na Windows Store.
A bem da verdade a iniciativa não partiu de Redmond, mas do próprio Snapchat. Depois de diversas falhas de segurança (inclusive uma hilária que não teve dedo de apps de terceiros no meio) a startup decidiu que não quer mais apps estranhos acessando sua API. Ela começou a enviar e-mails para usuários ameaçando bloquear suas contas caso não deixassem de usar tais apps, mas era uma luta perdida: donos de Windows Phones querem usar o Snapchat, mas o app oficial ainda não foi lançado.
Rudy Hyun, desenvolvedor responsável pelo 6snap e pelo 6tag (do qual já falamos aqui) foi ums dos primeiros a notar o banhammer. Ele então entrou em contato diretamente com o Snapchat e descobriu que não só a startup não quer mais que gente de fora acesse sua API, como não há planos de desenvolver um app oficial para o Windows Phone.
Particularmente acho que o maior prejudicado nessa história é a Microsoft, pois ela perde um app que é muito utilizado pelos jovens (que estão fugindo do Facebook) por causa de incompetência do Snapchat: tudo bem não querer que devs mal intencionados façam a festa com sua base de dados, mas isso se resolveria com um app oficial – e nem isso querem fazer. Hyun anunciou que vai trabalhar junto com Redmond para tentar mudar essa decisão, mas eu sinceramente não creio que a startup vá voltar em quaisquer de suas decisões. Paciência.
Fonte: E.