Meio Bit » Arquivo » Hardware » FES Watch, o curioso relógio e-paper da Sony

FES Watch, o curioso relógio e-paper da Sony

Sony apresenta o FES Watch, um relógio com tela e-paper que se estende por toda a pulseira; autonomia do aparelho pode chegar a 60 dias

9 anos atrás

fes-watch-001

Enquanto os fabricantes de dispositivos móveis tentam conquistar os potenciais consumidores de wearables com smartwatches cada vez mais modernos, um problema se mostra cada vez mais evidente: o consumo de energia. Os relógios espertos não duram mais do que um dia, e o Apple Watch não vai chegar para resolver isso.

A Sony, através da Fashion Entertainments apresentou um produto que pode contornar essa situação: o FES Watch, um gadget que usa um display e-paper e consequentemente dura bem mais tempo longe de tomadas.

Esse curioso relógio (não dá para chama-lo a princípio de smartwatch; já chego lá) foi apresentado pela startup Fashion Entertainments em outubro, quando foi introduzido na plataforma de crowdfunding japonesa Makuake. Só que boatos apontavam para a possibilidade da Sony apresentar um produto similar, até que nessa última semana a Fashion foi revelada como uma subsidiária da gigante nipônica. O motivo para isso seria testar a aceitação do público, por isso ele foi apresentado como um projeto de uma startup sem ligação com nenhuma fabricante grande a princípio.

fes-watch-002

O que chama a atenção no FES Watch é com certeza sua grande tela e-paper. Grande mesmo, pois ela não se limita à caixa do relógio, mas se estende por toda a pulseira. Isso lhe permite alternar para vários padrões de design tanto do visor quanto da pulseira, embora monocromáticos.

Como um display e-paper é bem simples, o FES Watch é um relógio bem fino e possui uma autonomia invejável: a Fashion afirma que ele pode resistir até 60 dias sem ser recarregado.

FES Watch Hands-On

Agora a pegadinha: conforme dito lá em cima é complicado classificá-lo como um smartwatch porque conforme as poucas informações divulgadas pela Sony e Fashion, o FES Watch se limitaria a princípio a exibir as horas e notificações mínimas, e tão somente. O design extremamente minimalista é a aposta para conquistar os consumidores, e não o que ele pode fazer além de ser um… bem, um relógio.

Ainda assim é bom ficarem cientes de que por se tratar de um produto-conceito, não há informes de se a Sony pretende lançar o FES Watch para o mercado consumidor, e por isso há grandes chances que apenas os apoiadores da campanha no Makuake o recebam. O aparelho começará a ser despachado em maio de 2015.

http://www.youtube.com/watch?v=omvve2pVPH0柄が変わる!?文字盤ベルト一体型の電子ペーパーウォッチ「FES Watch」

Fonte: M via WSJ.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários