Meio Bit » Arquivo » Games » Para combater pirataria, estúdio dá cópias de seu jogo

Para combater pirataria, estúdio dá cópias de seu jogo

Após ver que o This War of Mine estava disponível em site de torrent, criadores resolvem dar algumas chaves do jogo e como era de se esperar, público adorou a iniciativa.

9 anos atrás

this-war-of-mine

Recentemente eu comecei a jogar o This War of Mine e embora ainda tenha muito a explorar na aventura, já pude perceber que a minha expectativa inicial foi correspondida e que o título é um dos retratos mais fortes que um game fez sobre a guerra.

Desenvolvido pela 11 Bit Studios, o jogo não conseguiu escapar da pirataria e ao descobrir que ele estava sendo obtido facilmente através do The Pirate Bay, os criadores resolveram fazer algo que tem se tornado relativamente comum entre os estúdios independentes, que é dar cópias para os que estavam baixando o título ilegalmente.

Estamos felizes por saber que vocês estão gostando do nosso jogo. Isso prova que gastar dois anos nele valeu a pena,” escreveu uma funcionária da desenvolvedora na página do torrent. “Eu gostaria de agradecer a todos que decidiram comprar o jogo e nos apoiar – por causa disso poderemos desenvolver o TWoM mais e criar jogos ainda melhores no futuro.

Se por alguma razão você não pode comprar o jogo, tudo bem. Conhecemos a vida e sabemos que as vezes isso simplesmente não é possível.

A moça então disponibilizou 10 códigos que permitiam que o jogo fosse registrado no Steam e pediu que caso os felizardos gostassem dele, que falassem para seus amigos, algo que poderia ajudar muito o estúdio polonês.

A atitude evidentemente foi muito elogiada por quem passou pela página e de acordo com o roteirista Pawel Miechowski, embora algumas pessoas pirateariam jogos mesmos se eles custassem 10 centavos, existem muitas outras que fazem isso porque estão insatisfeitas com a qualidade dos games ou simplesmente não podem pagar por eles naquele momento e por isso é preciso encontrar uma solução.

Particularmente não concordo com nenhuma dessas justificativas, ainda mais numa época em que o Steam e outras lojas de distribuição digital vivem fazendo promoções em que boa parte do catálogo acaba saindo quase de graça e se a pessoa não tem paciência para esperar, então que não jogue a culpa na indústria.

Além disso, esse tipo de agrado sempre me parece mais uma maneira de chamar a atenção da mídia, algo como aquele famoso que faz uma doação só para aparecer em sites de fofoca e ficar bem perante a opinião pública, mas independente das motivações do pessoal da 11 Bit, acho que você deveria dar uma chance ao This War of Mine, o jogo merece.

Fonte: Polygon.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários