j. noronha 8 anos e meio atrás
E um novo malware para iOS apareceu no mercado. Batizado de AdThief, ele já infectou aproximadamente 75 mil dispositivos rodando o sistema operacional móvel da Apple. Seus alvos são o iPad e o iPhone desbloqueados (ou jailbreak, em português).
O tempo dos vírus românticos cujo único objetivo era infernizar a vida do usuário já passou, e hoje 10 em cada 10 têm o lucro como propósito. No caso do AdThief, ele desvia a receita de anúncios clicados em dispositivos móveis; estima-se que até agora ele já fez isso com 22 milhões de anúncios.
O malware foi detectado pela primeira vez em março desse ano pelo pesquisador de segurança Claud Xiao, mas na época poucos detalhes foram revelados sobre o mesmo.
Como resultado, outro pesquisador da área, Axelle Apvrille, foi fundo pesquisando o funcionamento do AdThief e trouxe dados sobre seu funcionamento:
“Cada vez que você vê ou clica em um anúncio em um aparelho infectado, o lucro vai para os criadores do vírus, não para o desenvolvedor ou afiliado.”
Analisando a arquitetura do malware, Apvrille descobriu que ele foi criado por um hacker chinês, que admitiu ter escrito parte do código, ainda que credite a terceiros o refinamento do mesmo. Ele também nega ter participado da distribuição do malware.
As infecções seguem crescendo e chamam a atenção dos pesquisadores da área, por que malwares para iOS não são comuns. Ainda segundo Apvrille, até o final de 2013 só eram conhecidas quatro famílias diferentes de malwares, assim como não mais de uma dúzia de adwares ou spywares.
Fonte: It Pro.