Ronaldo Gogoni 9 anos atrás
E a Square Enix acabou se envolvendo em um rolo um tanto desagradável com a SNK Playmore devido a direitos autorais. Para quem não sabe, a desenvolvedora japonesa também é dona da Gangan Comics, uma editora de mangás originalmente possuída pela Enix antes da fusão com a Square. Foi através dela que obras como Fullmetal Alchemist e Soul Eater foram originalmente publicadas, além de adaptações de games da empresa como Dragon Quest e Kingdom Hearts.
Uma dessas obras que tem feito certo barulho chama-se High Score Girl. Ambientada nos anos 90, ele conta a história de um moleque que não é bom em nada a não ser em videogames que é absolutamente destruído pela garota rica, mais popular e bonita da sala em qualquer game que eles venham a jogar. A obra faz referências visuais detalhadas de vários games da época, como podemos ver aqui:
Como High Score Girl está se tornando bem popular ele garantiu uma adaptação em anime, e aí que a coisa ficou feia: como o mangá utiliza imagens de games também da SNK, o estúdio de animação contatou a developer para ter acesso a imagens e sons dos títulos originais para serem utilizados. Foi então que eles descobriram que a obra fez uso “mais de 100 vezes” de imagens de games como The King of Fighters e Samurai Shodown nas páginas do quadrinho.
A SNK alega que a Square Enix não solicitou autorização para reproduzir os games no mangá. Após tentar contatar a Square e não receber resposta, a SNK obviamente abriu um processo criminal que resultou em uma ação de busca nos escritórios do desafeto. Curiosamente a obra atribui os direitos autorais à SNK e outras, mas pelo visto pode ter sido marmotagem:
A coisa está tão feia que a SNK vai levar a briga até as últimas consequências, o que pode resultar não só a suspensão da publicação como levar funcionários da Square Enix para a cadeia, que foram intimados em separado.
Fonte: Sankaku Complex.