Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Congressos Fotográficos On-line

Congressos Fotográficos On-line

O mundo on-line está sendo invadido por cursos e congressos que falam sobre fotografia. Mas, e a qualidade destes eventos. Sempre é bom ficar de olho para não comprar gato por lebre.

10 anos atrás

Nos últimos 10 anos a fotografia criou um mercado que rende milhões de reais em todo país. Estamos falando do ensino de fotografia para quem quer ser fotógrafo profissional. A tecnologia digital está mais acessível e, já que o equipamento não é problema, o lance agora é aprender a utilizar isso tudo para ganhar dinheiro. No começo desta onda tivemos os profissionais que encontraram no ensino uma forma de aumentar o rendimento e, como a coisa deu certo, todo mundo que sabia usar o Obturador, Diafragma e ISO começou a ministrar curso. Alguns largaram a fotografia só para ensinar outros fotógrafos. Depois tivemos os grandes congressos de fotografia com o formato de palestras. Todo mundo querendo a receitinha de bolo para poder criar um diferencial na sua fotografia. Agora, a última tendência, e que está fazendo muita gente da indústria do ensino perder o sono, é o formato on-line gratuito. O curso é apresentado (geralmente durante a semana) ao vivo e gratuitamente e você tem a chance de comprar o programa para assistir quantas vezes quiser. Uma ideia interessante. Agora, a última tacada são os congressos on-line gratuitos.

O último a ser lançado é o Fotoconhecimento, congresso que vai acontecer entre os dias 01 e 05 de setembro e vai contar com nada menos do que 19 palestras. Os temas abordados, assim como manda o manual deste tipo de evento, vão de Casamento a Fotografia Sensual, passando pelos temas de criatividade, linguagem fotográfica  e planos de negócios para sua empresa. Ou seja, tem tema para todos os interessados. Em nenhum lugar do site do Fotoconhecimento está falando da futura venda das palestras, mas fatalmente esse é o modelo de negócios que vai ser seguido. Afinal de contas, é um plano de vendas certeiro. Olhando a grade de palestrantes eu reconheci 4 fotógrafos. Os outros serão uma novidade para mim.

Agora, uma pequena crítica, que não se aplica ao Fotoconhecimento, mas ao grande número de eventos que temos disponíveis. O mercado deste tipo de curso criou alguns monstrinhos que estão soltos pela internet. Aproveitando que temos uma quantidade gigantesca de novos profissionais que estão procurando seu lugar ao sol e dispostos a pagar por isso,  encontramos palestras ministradas por pessoas que estão, visivelmente, despreparados para isso. Ser fotógrafo profissional, bem sucedido, e com uma carreira marcada por muitos anos de sucesso, seria o pré-requisito básico para ministrar um curso ou palestra em congresso. E isso não vem acontecendo. Semana passada tive a tristeza de ver uma desta palestras on-line onde foi despejada uma quantidade gigantesca de enganos sobre o expectador. Uma pessoa nitidamente despreparada e que deve ter alguns poucos anos de estrada. E, por pior que tenha sido a apresentação, os comentários dos telespectadores foram muito positivos em relação ao que foi apresentado. Se for para ensinar errado, que se fique calado.

Então fica a dica. É sempre bom analisar o currículo de quem está ensinando, e não acreditar em tudo o que está disponível na internet. Hoje é muito fácil montar uma vídeo aula, ou curso, e colocar a disposição on-line ou comercializar para incautos iniciantes. Pesquisar um pouco sobre quem está no vídeo ensinando pode ser uma atitude inteligente para evitar comprar gato por lebre.

congressos fotográficos

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários