Meio Bit » Arquivo » Segurança » Suporte base ao Windows 7 encerrar-se-á em janeiro de 2015

Suporte base ao Windows 7 encerrar-se-á em janeiro de 2015

Além do Windows 7, suporte ao Server 2008 e Microsoft Dynamics também será encerrado; suporte estendido do Server 2003 acabará na próxima segunda-feira.

10 anos atrás

windows-7

Por mais incrível que seja, o Windows 7 já está na estrada há quase cinco anos. Sendo ele uma das mais populares versões do sistema operacional da Microsoft de todos os tempos, principalmente por não ter exigido um hardware tão mais potente quanto os que rodavam XP (Vista é o alienígena da família) e ser da fácil operação, o que acabou depondo contra o Windows 8. Ele é o campeão do mercado e por isso não é surpresa algumas empresas ainda o suportarem.

Só que todas as coisas chegam ao fim, e no dia 13 de janeiro de 2015 o suporte base do Windows 7 finalmente será encerrado.

Vale entretanto lembrar que o Windows 7 ainda não vai virar um pedaço de software inútil e cheio de vírus, até porque a sobrevida do XP durou mais do que o normal e empresas e governos o continuarão utilizando até segunda ordem. A Microsoft fornece desde 2002 dois ciclos de cinco anos a seus SOs: o suporte base que vai acabar em breve é aquele que fornece todo e qualquer update de segurança, incrementos de funcionalidades e ajustes de software e hardware, todos gratuitos. A partir daí e por mais cinco anos, o sistema entrará na fase de suporte estendido, recebendo somente updates de segurança. O suporte estendido do Windows 7 e todas as suas versões - Home Basic, Home Premium, Enterprise, Professional e Ultimate - será encerrado no dia 14 de janeiro de 2020.

Claro, é possível que a Microsoft estenda a vida do 7 assim como fez com o XP, devido a larga adoção do sistema por empresas e instituições; trocar o SO de todo o seu park é algo complicado, e no caso do XP isso geralmente envolve também troca de hardware. Por sorte o Windows 8 não exige uma máquina tão mais potente que as que rodam XP, e acredita-se que o Windows 9 siga pelo mesmo caminho.

Além do Windows 7, o dia 13 de janeiro marcará também o fim do suporte base dos seguintes produtos: Windows Server 2008, Server 2008 R2, todas as versões do Storage Server 2008 e toda a linha Microsoft Dynamics. Mais imediato é o fim do Windows Server 2003: seu suporte estendido será encerrado na próxima segunda-feira, dia 14 de julho.

Fonte: C.

relacionados


Comentários