Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Centr — vídeo em 360º com 4K

Centr — vídeo em 360º com 4K

O Centr, que está disponível para financiamento no Kickstarter, é uma câmera que promete fazer vídeos imersivos em 360º. Uma proposta interessante.

10 anos atrás

centr_video_panorâmico

Algumas coisas se tornaram muito populares com o avanço da tecnologia na fotografia digital. Coisas que eram complicadas e foram ficando cada vez mais simples. Antes eram preciso softwares específicos e grande conhecimento técnico para algumas produções e que hoje podem ser desempenhadas até por amadores. O HDR é um exemplo (e que as pessoas estão levando a níveis absurdos) e a fotografia panorâmica é outra. Incrível como as pessoas estão interessadas por fotos em 360º. Antes era preciso grandes aparatos e conhecimentos para fazer uma boa panorâmica. Hoje qualquer um executa e existem softwares gratuitos para fazer as montagens. Tudo bem que uma produção profissional ainda tem características específicas e complicadas de atingir (como a foto panorâmica imersiva), mas as opções free atendem aos amadores perfeitamente.

Embora muitas câmeras e softwares tenham sido lançados para fotografia panorâmica, não vejo quase nada quanto a produção de vídeos panorâmicos. Isso é o que a Centr vem tentar suprir e cujo projeto está no Kickstarter. O Centr é uma câmera em forma de rosquinha com 4 módulos Full HD que filmam simultaneamente. O resultado é um vídeo panorâmico em 4K de resolução e 60 fotogramas por segundo. Você pode ver o vídeo de forma interativa no site do projeto ou através de um aplicativo que vai acompanhar o dispositivo. Você pode segurar o Centr em sua mão (segurando com os dedos no buraco do centro), mas o dispositivo também é compatível com o encaixe básico dos tripés. Junto a isso, temos a  possibilidade de se filmar apenas com uma das câmeras ou fazer um time-lapse gigantesco. Essa última parte muito me interessou. A bateria é capaz de filmar 2 horas seguidas e a câmera é a prova de respingo, o que permite que seja utilizada perto da água.

O anúncio aponta que ele foi idealizado por um grupo de  ex-engenheiro a Apple e que possui ótimas parcerias para o desenvolvimento do software e hardware, porém, ainda está um pouco longe de atingir o objetivo financeiro. Se você quer um destes, o preço para quem apostar no desenvolvimento é de US$ 300,00. A meta para entrar em produção é atingir a arrecadação de US$ 900.000,00. Faltando apenas 10 dias para a finalização do evento eles conseguiram um pouco mais da metade. Um projeto interessante que, ao que parece, vai morrer na praia.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários